SóProvas


ID
1959031
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia

O diabetes melito é um grupo de doenças em que os níveis sanguíneos de glicose encontram-se elevados. Sobre o diagnóstico do diabetes melito e o metabolismo dos carboidratos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O item E não estaria correto?

  • A questão apresenta duas alternativas corretas:

    A) as concentrações séricas de insulina e peptídio C são iguais, uma vez que são secretados em quantidades equimolares dentro da veia Porta.

    Ao clivar a pró-insulina, tem-se a molécula de insulina + peptídeo C, logo esses hormônios são equimolares. Tanto que a dosagem de peptídeo C permite checar se o paciente diabético ainda produz insulina e em que quantidade essa produção ainda ocorre.

    C) os níveis de hemoglobina A1c são úteis para diagnosticar o diabetes e monitorar o controle glicêmico.

    Os níveis de hemoglobina glicada são úteis no diagnóstico e controle do diabetes, uma vez que reflete a quantidade de glicose ligada a hemoglobina nos últimos 100 dias. Sendo então um dos parâmetros para o diagnóstico do diabetes.

  • A) as concentrações séricas de insulina e peptídio C são iguais, uma vez que são secretados em quantidades equimolares dentro da veia Porta. ERRADO - O peptídeo C e a insulina são secretados em quantidades equimolares dentro da veia Porta, porém a proporção sérica de ambas varia entre 5:1 e 15:1.

    B) uma das ações da somatostatina consiste em INIBIR os hormônios da pituitária.

    C) os níveis de hemoglobina A1c são úteis para diagnosticar o diabetes e monitorar o controle glicêmico. ERRADO - Os níveis de hemoglobina A1c (HbA1c) - úteis ao monitoramento do controle glicêmico - não devem ser utilizados para diagnosticar o diabetes.

    D) a maioria dos indivíduos com diabetes apresenta o tipo 2, que se caracteriza pela destruição das células β. resistência e progressiva deficiência de insulina.

    E) o pró-glucagon é sintetizado nas células α do pâncreas e nas células L do intestino delgado distal.