SóProvas


ID
1959343
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma característica da doença de Whipple.

Alternativas
Comentários
  • DOENÇA DE WHIPPLE

    A doença de Whipple (lipodistrofia intestinal) é uma afecção rara que afecta principalmente homens entre os 30 e 60 anos de idade.

    Esta doença é provocada por uma infecção pelo microrganismo Tropheryma whippleii. O revestimento mucoso do intestino delgado é sempre gravemente afectado, mas a infecção também pode estender-se a outros órgãos, como o coração, os pulmões, o cérebro, as articulações e os olhos.

    Sintomas e diagnóstico

    Os sintomas da doença de Whipple incluem escurecimento da pele, articulações inflamadas e dolorosas e diarreias.

    A má absorção grave provoca perda de peso e anemia. Outros sintomas frequentes são dor abdominal, tosse e dor ao respirar, provocada pela inflamação da pleura (membrana que reveste os pulmões). Pode-se acumular líquido entre as camadas da pleura (estado conhecido como derrame pleural) (Ver secção 4, capítulo 44) e pode haver tumefacção dos gânglios linfáticos do interior do peito. Os afectados pela doença de Whipple por vezes desenvolvem sopros cardíacos, os quais indicam que a infecção atingiu o coração, ou hipertrofia do fígado, que normalmente indica lesão deste órgão.

    A confusão, a perda de memória ou os movimentos incontrolados dos olhos indicam que a infecção atingiu o cérebro. Sem tratamento, a doença é progressiva e mortal.

    O diagnóstico da doença de Whipple é feito mediante a biopsia do intestino delgado ou dum gânglio linfático aumentado que revelará anomalias microscópicas características.

    Tratamento

    A doença de Whipple pode curar-se com antibióticos como tetraciclina, sulfasalazina, ampicilina e penicilina. Os sintomas melhoram rapidamente, mas a recuperação completa dos tecidos pode levar mais de 2 anos. A doença pode recorrer.