- Lâmpada incandescente – estas lâmpadas “clássicas” produzem luz quando um filamento é aquecido por uma corrente elétrica; consomem muita energia.
- Lâmpada halógena – tipo de lâmpada incandescente que contém uma pequena quantidade de gás halogênio dentro do bulbo. De longa duração, produzem uma luz mais brilhante do que a clássica lâmpada incandescente do mesmo tamanho.
- LFC – As lâmpadas fluorescentes compactas são basicamente tubos fluorescentes moldados no formato de uma lâmpada clássica. Duram cerca de cinco vezes mais do que as lâmpadas clássicas e consomem cerca de um quarto de sua eletricidade.
- LED – Estas usam uma série de diodos emissores para produzir luz. Têm uma vida útil longa (até 100 mil horas) e consomem cerca de 80% menos energia do que as lâmpadas clássicas, mas são mais caras.
***Lampadas de Descarga - São lâmpadas em que a luz é produzida por uma contínua descarga elétrica em um gás ou vapor ionizado, às vezes em combinação com a luminescência de fósforos, que são excitados pela radiação da descarga. Existem diversos tipos de lâmpadas de descarga (fluorescentes, vapor de mercúrio, vapor de sódio, vapor metálico, etc.), com eficiência luminosa que varia de 40 a 180 lm/W. A luminária exerce influência sobre a eficiência do sistema através do seu rendimento e fator de utilização, que representam o quanto o fluxo luminoso emitido pelas lâmpadas será realmente aproveitado na iluminação do ambiente.