SóProvas


ID
196192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à intervenção do assistente social na área da saúde, julgue
os itens que se seguem.

Ao contribuir para ampliar, facilitar o acesso aos direitos à saúde, os assistentes sociais realizam uma prática profissional que pode contribuir para o exercício de uma consciência social da saúde como direito do cidadão e dever do Estado.

Alternativas
Comentários
  • Na saúde, o assistente social deve atuar com vistas a assegurar e expandir os direitos dos usuários. Através de atividades e práticas de cunho socioeducativo, reflexivo e de orientação social, visando democratizar as informações; fortalecer a participação social, os conselhos e movimentos sociais e populares; garantir o acesso à política de saúde bem como fortalecer o sistema único de saúde (SUS) - diante da desconstrução neoliberal que ele vem sofrendo - é possível contribuir para o exercício de uma consciência social da saúde além de reforçá-la enquanto direito de todos e dever do Estado. A formação e o exercício da consciência da população sobre a saúde enquanto política pública em tempos neoliberais é de suma importância para garantir a efetivação e continuidade de implementação do SUS e que este não se torne uma mercadoria, como já vem ocorrendo gradativamente na própria saúde e em outras políticas sociais.


    RESPOSTA: CERTO
  • utor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social

    Na saúde, o assistente social deve atuar com vistas a assegurar e expandir os direitos dos usuários. Através de atividades e práticas de cunho socioeducativo, reflexivo e de orientação social, visando democratizar as informações; fortalecer a participação social, os conselhos e movimentos sociais e populares; garantir o acesso à política de saúde bem como fortalecer o sistema único de saúde (SUS) - diante da desconstrução neoliberal que ele vem sofrendo - é possível contribuir para o exercício de uma consciência social da saúde além de reforçá-la enquanto direito de todos e dever do Estado. A formação e o exercício da consciência da população sobre a saúde enquanto política pública em tempos neoliberais é de suma importância para garantir a efetivação e continuidade de implementação do SUS e que este não se torne uma mercadoria, como já vem ocorrendo gradativamente na própria saúde e em outras políticas sociais.

    RESPOSTA: CERTO