SóProvas


ID
196195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Independentemente do tipo de unidade de saúde e das
diferenças entre os usuários e das demandas dirigidas ao serviço
social, os assistentes sociais vêm seguindo uma lógica de
organização do seu trabalho e estratégias de ação. O serviço social
como um todo se organiza em plantão ou plantão e programas,
enquanto os assistentes sociais, individualmente, podem se
organizar desenvolvendo ações no plantão, no plantão e programas
ou somente em programas e projetos.

A. M Vasconcelos. Serviço social e práticas democráticas na
Saúde. In: Bravo e Pereira. Política Social e Democracia, São
Paulo: Cortez. Rio de Janeiro: UERJ, 2001 (com adaptações).

Com relação ao plantão social, julgue o item subsequente.

Geralmente o plantão é planejado, sistematizado e avaliado em relação às suas consequências por meio da quantificação estatística dos atendimentos objetivando conhecer a variação da demanda, as solicitações por serviços e recursos materiais e a própria utilização do serviço social e dos serviços da unidade.

Alternativas
Comentários
  • "O plantão é a única atividade comum à maioria dos assistentes sociais, ainda que, em algumas unidades de saúde, esta atividade não seja reconhecida por este nome. O plantão não se constitui assim, num serviço ou uma atividade pensada, planejada, organizada, reduzindo-se a ações isoladas desenvolvidas pelo assistente social para 'resolver o(s) problema(s) do usuário'" (Vasconcelos, 2007: 248)

    Fonte: Serviço Social e Saúde, 2007
  • Segundo Ana Maria de Vasconcelos (Serviço Social e práticas democráticas na Saúde. In: Bravo e Pereira. Política Social e Democracia. São Paulo: Cortez. RJ: UERJ, 2001), o plantão não consiste numa atividade planejada e organizada pelo Serviço Social, pelo contrário. Ele tem sido desenvolvido como forma de atendimento às demandas espontâneas que chegam ao Serviço Social e, muitas vezes, tem ocorrido como forma de resolutividade às demandas dos usuários, consistindo em ações fragmentadas, pulverizadas e focalizadas. Portanto, tem sido uma atividade executada de forma irrefletida, sem organização e planejamento das ações e buscando responder às requisições que lhe são trazidas pelos usuários.


    RESPOSTA: ERRADO
  • O plantão não é planejado.

    O plantão não consiste numa atividade planejada e organizada pelo Serviço Social, pelo contrário. Ele tem sido desenvolvido como forma de atendimento às demandas espontâneas que chegam ao Serviço Social e, muitas vezes, tem ocorrido como forma de resolutividade às demandas dos usuários, consistindo em ações fragmentadas, pulverizadas e focalizadas. Portanto, tem sido uma atividade executada de forma irrefletida, sem organização e planejamento das ações e buscando responder às requisições que lhe são trazidas pelos usuários.

  • Era para ser conforme a alternativa, segundo o pensamento de Ana Maria de Vasconcelos (Serviço Social e práticas democráticas na Saúde. In: Bravo e Pereira. Política Social e Democracia. São Paulo: Cortez. RJ: UERJ, 2001).

    Contudo, o Plantão tem tem sido desenvolvido como forma de atendimento às demandas espontâneas que chegam ao Serviço Social e, muitas vezes, tem ocorrido como forma de resolutividade às demandas dos usuários, consistindo em ações fragmentadas, pulverizadas e focalizadas. Portanto, tem sido uma atividade executada de forma irrefletida, sem organização e planejamento das ações e buscando responder às requisições que lhe são trazidas pelos usuários.

    .

    .

    .

    O cavalo prepara-se para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória. (Pv 21:31)