SóProvas


ID
196228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto ético-político do serviço social ampara-se nos
fundamentos expressos na Lei n.º 8.662/1993, no código de Ética
Profissional, de 1993, e nas diretrizes curriculares. Com relação ao
tema e aos seus desdobramentos, julgue os itens a seguir.

Na relação com os usuários, nos limites da contemporaneidade, a ética profissional materializa-se por meio de ações conscientes, da ampliação dos espaços profissionais, do compartilhamento coletivo com outros profissionais e com o respaldo das entidades e dos movimentos sociais organizados.

Alternativas
Comentários
  • Esta se materializa com a instituição de um projeto profissional que se concretiza no exercício da profissão, os ideais e os princípios éticos da categoria, além disso, a “materialidade e organicidade” da consciência ética dos profissionais não se objetiva apenas no plano legal. O Código de Ética Profissional direciona o exercício do profissional, dirige as relações deste no espaço sócio-ocupacional e orienta sua postura, logo trata-se de uma questão de consciência ético-política motivada pela categoria profissional, no sentido de mobilizar a participação, a capacitação e a ampliação do debate acerca da postura profissional, segundo os princípios éticos e políticos da profissão (Teixeira, 2009).

    http://cress-mg.org.br/publicacoes/Home/Lei/82

  • GABARITO: CERTO

    ? A ética profissional se materializa com a instituição de um projeto profissional que se concretiza no exercício da profissão, os ideais e os princípios éticos da categoria, além disso, a ?materialidade e organicidade? da consciência ética dos profissionais não se objetiva apenas no plano legal. O Código de Ética Profissional direciona o exercício do profissional, dirige as relações deste no espaço sócio-ocupacional e orienta sua postura, logo trata-se de uma questão de consciência ético-política motivada pela categoria profissional, no sentido de mobilizar a participação, a capacitação e a ampliação do debate acerca da postura profissional, segundo os princípios éticos e políticos da profissão (Teixeira, 2009).

    Fonte: http://cress-mg.org.br/publicacoes/Home/Lei/82

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!