SóProvas


ID
1965976
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

[...] O Brasil era uma terra de dimensões continentais na visão da coroa; pouco colonizada e principalmente, pouco produtiva. Então, surge mais um artifício para a exploração da terra: as sesmarias. Iniciadas e incluídas a partir do capitão-donatário de uma capitania, as sesmarias eram lotes de terra menor, que eram doadas a um sesmeiro com o intuito de principalmente tornar a terra produtiva. O sesmeiro tinha então a partir do recebimento do lote, a obrigação de cultivar a terra por um prazo de cinco anos, tornando-a produtiva e pagando os devidos impostos à Coroa.[...]

Disponível em: http://www.historiabrasileira.com. Acesso em: 9 dez. 2013. 

O sistema de sesmaria poucas vezes satisfez as expectativas iniciais de produção. Ou pelas grandes dimensões territoriais ou pela má administração e fiscalização, raramente as terras tornavam-se produtivas. Ainda hoje, considera-se reflexo da apropriação sesmarial

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    -----------------------------------------

    a) Sistema de roça apresenta baixa produtividade devido ao baixo índice de média do cultivo por não utilizarem nenhum tipo de tecnologia, nem mesmo semente melhoradas; é a chamada agricultura famíliar cuja quantidade de cultivo não satisfaz a demanda. 

    -----------------------------------------

    c) Um latifúndio é uma propriedade agrícola de grande extensão pertencente a uma única pessoa, uma família ou empresa e que se caracteriza pela exploração extensiva de seus recursos.

    -----------------------------------------

    e) Agricultura de subsistência é uma modalidade que tem como principal objetivo a produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, da sua família e da comunidade em que está inserido, ou seja, ela visa suprir as necessidades alimentares das famílias rurais.

     

    br.answers.yahoo.com

    Wiki

    #UAB2018 #UFAL #reaprendendoEnsinoMédio