SóProvas


ID
1969141
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma cliente compareceu à consulta de enfermagem com o filho de 5 meses de idade, em aleitamento materno exclusivo, a qual apresentava-se com dengue, razão que a fez suspender momentaneamente a amamentação, até a cura da doença. Diante desse caso e conforme as orientações do Ministério da Saúde, o enfermeiro deverá prestar, dentre outras, a seguinte orientação:

Alternativas
Comentários
  • O fator anti-dengue está na parte gordurosa do leite e isso protege a criança de uma maneira muito eficaz. "Não é exatamente uma vacina, mas são fatores que evitam a manifestação da doença enquanto a criança estiver sendo amamentada, mesmo que seja picada pelo mosquito".

    A proteção se dá porque a substância lipídica do leite (ésteres) entre na corrente sanguínea, circula e depois é eliminada pelo organismo humano, tendo uma ação farmacológica, ou seja, a proteção só se dá durante o tempo em que a criança está sendo amamentada. O grau de proteção depende da quantidade de mamadas, mas o médico adverte que não existe um número certo de mamadas para prevenir a doença porque isso depende de cada criança.

    Fonte: https://cienciadoleite.com.br/noticia/2798/leite-materno-protege-contra-a-dengue