A concretização da escola inclusiva baseia-se na defesa intransigente de princípios e valores éticos, nos ideais de cidadania, justiça e igualdade para todos, em contraposição aos sistemas hierarquizados de desigualdades e inferioridade. Esses ideais podem ser alcançados por meio da conjunção de esforços e da disposição individual e coletiva para rever práticas e posturas. Nesse sentido, são destacados alguns fatores, a seguir, que favorecem a transformação da escola para que ela se torne inclusiva:
I. Valorização das diferenças como objeto de conhecimento, fenômeno educativo e manifestação da complexidade e heterogeneidade da natureza humana.
II. O desenvolvimento de estratégias de ensino que respeitem diferentes sistemas expressivos, ritmos, estilos de aprendizagem e a manifestação de valores, talentos e habilidades.
III. Uma concepção de currículo linear, com um sistema fechado, imutável, capaz de refletir e direcionar as experiências vividas.
IV. Organização flexível dos tempos e dos espaços escolares, arranjos organizacionais e estratégias de ensino condizentes com as necessidades dos alunos.
V. Atividades que possibilitem o diálogo, a interação grupal, o exercício de cooperação, solidariedade, espírito crítico e a criatividades.
Estão corretos apenas os itens: