SóProvas


ID
19696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Escolher o melhor investimento é tarefa complexa tanto para o cliente quanto para o gerente que irá orientá-lo, pois existem muitas alternativas. Riscos, prazos e tributação, entre outros, são aspectos importantes para a escolha do investimento. Considerando os diversos produtos de investimentos, e suas características, julgue os itens a seguir.

Os recursos aplicados por clientes em fundos mútuos de investimentos poderão ser utilizados pela instituição financeira para empréstimos e financiamentos a outros clientes com taxas de juros mais altas.

Alternativas
Comentários
  • Um fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de um conjunto de investidores, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aquisição de uma carteira de títulos ou valores mobiliários.
    http://mercadoseacao.blogspot.com/2008/05/o-que-fundos-de-investimento.html
    ou seja não pode financiar empréstimos para outros clientes...
  • São constituídos sob a forma de condomínio aberto ou fechado e representam a reunião de recursos de poupança, destinados à aplicação em carteira diversificada de títulos e/ou valores mobiliários, com o objetivo de propiciar aos seus condôminos valorização de cotas, a um custo global mais baixo, ao mesmo tempo que tais recursos se constituem em fonte de recursos para investimento em capital permanente das empresas.
  • Galera,os Fundos de Investimento não fazem parte do Passivo das Instituições Financeiras, logo não podem sair emprestando para terceiros!
    Ou seja, é como se fosse uma parte independente do banco, devendo possuir até CNPJ.
  • Interessante lembrar do FGC, nesse caso, pq se o banco pudesse emprestar ou financiar com captaçao dos fundos, logo este seria coberto pelo FGC.
  • Por que o dinheiro que eu aplico em fundo de investimento financeiro não tem garantia do FGC?

    Porque o patrimônio dos bancos não se confunde com o patrimônio dos fundos de investimento financeiro que eles administram. Quando um banco enfrenta problemas, os cotistas do fundo podem fazer assembleias e mudar a administração do fundo para outra instituição.

    favor VALIDEM minhas estrelinhas!!!!
    bons estudos!!!

    http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/fgc.asp?idpai=portalbcb


     

  • A instituição financeira não pode fazer empréstimos com recursos oriundos dos fundos de investimento. A este impedimento, dá-se o nome de CHINESE WALL.

    O Chinese Wall caracteriza-se pela separação clara entre a administração dos recursos próprios (de tesouraria ou do ativo) das instituições financeiras e a administração dos recursos de terceiros(carteiras, clubes e fundos de investimentos). A obrigatoriedade de manutenção dessa segregação imposta pelo CMN e regulamentada pelo Banco Central, visa evitar o conflito de interesses nas instituições financeiras no gerenciamento dos seus recursos próprios e o gerenciamento dos recursos de seus clientes (terceiros). 

    Fonte: http://www.cosif.com.br/publica.asp?arquivo=20061206chinesewall
  • um fundo de investimento não faz parte das operações ativas de um banco, portanto não se pode emprestar nem financiar !
    alternativa ERRADA !
  • Fundo de investimento não possibilita empréstimo.

  • A questão está errada porque os recursos aplicados no fundo são utilizados para compra dos ativos financeiros que o compõem. Assim, esses recursos não ficam disponíveis para livre utilização pelas IF, pois já possuem uma destinação específica (compra dos ativos).

    O retorno que o administrador recebe é a taxa de administração, não existe essa rentabilidade por empréstimos a juros maiores.

  • As instituições financeiras devem ter suas atividades de administração de recursos próprios e recursos de terceiros (fundos), totalmente separadas e independentes de forma a prevenir potenciais conflitos de interesses. Os recursos financeiros dos fundos de investimentos são aplicados exclusivamente em ativos com base em objetivos e políticas de investimentos pré-definidos.

  • Segregação de recursos - Chinese Wall (Muralha da China): é o termo usado para explicar a necessidade de separação clara entre a administração dos recursos da tesouraria das if's e a administração de recursos de terceiros, evitando conflitos de interesse entre os administradores e os cotistas.

  • Conceito de chinese wall.