-
Segundo Chiavenato (2006), o gerente tem à disposição três abordagens quanto à administração de conflitos:
1. Abordagem estrutural: o conflito surge de percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Nesse caso, as percepções e o conflito poderão ser controlados se tais elementos também forem. Esta abordagem atua sobre uma condição existente que predispõe ao conflito, que ainda não está instalado, na tentativa de minimizar as diferenças.
A abordagem estrutural procura:
• minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. Se o gerente conseguir conscientizar os grupos de que eles têm interesses em comum, eles deixarão de perceber os próprios objetivos como incompatíveis;
• reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior.
Questão de Concurso
(Cespe/Aneel/Analista Administrativo/2010) O diretor que propõe uma reunião de confrontação visando sanar um conflito está adotando uma abordagem estrutural.
Gabarito: errado. A confrontação é uma situação empregada quando o conflito já existe, caracterizando a abordagem processual, e não estrutural.
-
gab: e
Obs: o item III trata da Abordagem de Processo.
Trata-se de abordagem em que a resolução do conflito passa pela intervenção no próprio episódio que causou o conflito.
-
Gabarito: Letra E.
I - Abordagem estrutural
II - Abordagem estrutural
III - Abordagem processual
Existem 3 abordagens para administrar conflitos:
1) Abordagem estrutural: o conflito se forma das percepções criadas pelas condições de diferenciação, recursos limitados e escassos e de interdependência. Se o gestor agir sobre algum desses elementos geradores, a situação conflitante poderá ser controlada mais facilmente.
2) Abordagem de processo: essa abordagem procura reduzir conflitos através da modificação de processos, podendo ser realizada por uma parte do conflito, por pessoas de fora ou uma terceira parte, e pode ser conduzida de três formas: a desativação do conflito, onde uma das partes opta pela cooperação promovendo o acordo; reunião de confrontação entre as partes, em que são abertos os motivos do conflito de maneira mais direta entre os envolvidos; ou colaboração, que ocorre após passadas as etapas anteriores, com as duas partes buscando uma resolução vantajosa para todos.
3) Abordagem mista: envolve tanto os aspectos estruturais como os de processo, e pode ser feita através da adoção de regras para resolução de conflitos, ou criação de papéis integradores. A adoção de regras se utiliza de meios estruturais para influenciar no processo de conflito, criando regras e regulamentos que delimitem a ação das pessoas. Já a criação de papéis integradores consiste em criar terceiras partes dentro da organização, de forma que elas estejam sempre disponíveis para auxiliar na busca de soluções favoráveis dos conflitos que possam surgir.
-
Abordagem estrutural: antes do conflito se instaurar.
-
Abordagem estrutural: consiste na busca pelo controle do conflito através da modificação dos elementos que tratam das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Esta abordagem atua a fim de:
I) reduzir a diferenciação dos grupos, identificando objetivos comuns entre os membros e também por meio do reagrupamento de indivíduos, fazendo com que os grupos conflitantes se tornem membros de uma unidade maior;
II) interferir nos recursos compartilhados, por meio de sistemas de recompensa formais e de incentivos para recompensar o desempenho conjunto e combinado de dois ou mais grupos, criando um objetivo comum;
III) reduzir a interdependência, buscando separar os grupos tanto fisicamente quanto estruturalmente. Neste caso os grupos conhecem suas incompatibilidades, mas a distância e o baixo nível de interdependência reduz consideravelmente a possibilidade de conflito
-
A aula desse professor é muito fraca.... incompleta e superficial
-
Concordo com você Rogério. Aprendo muito mais com os comentários aqui
-
O enunciado traz: Considere que em determinada organização tenha se instalado um conflito... Para a gestão do conflito instalado... se o conflito já estava instalado, sendo aplicada uma gestão de conflito posterior, discordo que se trate de abordagem estrutural. Seria uma abordagem processual ou ainda um abordagem mista, caso queira ser empregado técnicas de gerência do conflito existente, porém minimizando as divergências entre as partes.
-
Engraçado afirmar abordagem estrutural (que segundo li, deve ser utilizada antes do conflito) para resolver o "conflito instalado". Sigo na dúvida..rs
-
Outras questões para reforçar o conteúdo: Q777857 e Q701814.
-
Abordagem estrutural:
- modificar fatores da empresa;
ex.: reagrupamento de indivíduos; recompensas adequadas, estabelecer objetivos comuns, eliminando barreiras entre adeptos.
- modifica fatores que antecederam o conflito;
- minimiza as diferenças entre grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados entre eles.
Abordagem processual:
- modifica/negocia o assunto/motivo do conflito;
ex.: reunião de confrontação negociação, acordo.
Abordagem mista:
ex.: regras voltadas para o assunto do conflito. Gestor/terceiro, intermediário.
-
Gabarito: Letra E
1- ABORDAGEM ESTRUTURAL: Esta abordagem atua sobre uma condição existente que predispõe ao conflito, que ainda não está instalado, na tentativa de minimizar as diferenças.
A abordagem estrutural procura:
• minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. Se o gerente conseguir conscientizar os grupos de que eles têm interesses em comum, eles deixarão de perceber os próprios objetivos como incompatíveis;
• reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior.
2- ABORDAGEM DE PROCESSOS
3- ABORDAGEM MISTA
FONTE: Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas e Colega Tahís Karina
Bons estudos !!! Persistam sempre !!!
-
Abordagens quanto à gestão de conflitos:
1 - Abordagem Estrutural: o conflito surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Nessa abordagem, o gestor pode:
Minimizar as diferenças entre os grupos identificando os objetivos que possam ser compartilhados ou reagrupando os indivíduos (rodízio), de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior; interferir nos recursos compartilhados utilizando sistemas de recompensas formais na organização; reduzir a interdependência e as oportunidades de interferência, separando os grupos física e estruturalmente.
2 - Abordagem de processo: busca reduzir os conflitos por meio da modificação do processo, é uma intervenção específica no episódio do conflito. Acontece de três maneiras: por desativação ou desescalonização do conflito, reunião de confrontação (confrontação direta) e por colaboração.
3 - Abordagem mista: administra o conflito tanto com aspectos estruturais como processuais.
Inclui definição de regras e regulamentos para resolução dos conflitos e formação de "terceiras partes" ou "papéis integradores", de modo que estejam disponíveis a qualquer momento para ajudar na solução do tipo ganha-ganha.
Fonte: Cristiana Duran
Opções corretas: I e II. Gabarito: letra E
-
no terceiro caso parece mais um caso de conflito misto a um caso de conflito processual.
-
GABARITO: LETRA E
O gestor tem à sua disposição três abordagens para administrar conflitos, sendo elas, conforme Chiavenato (2004):
Abordagem estrutural: o conflito se forma das percepções criadas pelas condições de diferenciação, recursos limitados e escassos e de interdependência. Se o gestor agir sobre algum desses elementos geradores, a situação conflitante poderá ser controlada mais facilmente.
Abordagem de processo: essa abordagem procura reduzir conflitos através da modificação de processos, podendo ser realizada por uma parte do conflito, por pessoas de fora ou uma terceira parte, e pode ser conduzida de três formas: a desativação do conflito, onde uma das partes opta pela cooperação promovendo o acordo; reunião de confrontação entre as partes, em que são abertos os motivos do conflito de maneira mais direta entre os envolvidos; ou colaboração, que ocorre após passadas as etapas anteriores, com as duas partes buscando uma resolução vantajosa para todos.
Abordagem mista: envolve tanto os aspectos estruturais como os de processo, e pode ser feita através da adoção de regras para resolução de conflitos, ou criação de papéis integradores. A adoção de regras se utiliza de meios estruturais para influenciar no processo de conflito, criando regras e regulamentos que delimitem a ação das pessoas. Já a criação de papéis integradores consiste em criar terceiras partes dentro da organização, de forma que elas estejam sempre disponíveis para auxiliar na busca de soluções favoráveis dos conflitos que possam surgir.
GRAN CURSOS - PROFº BRUNO EDUARDO.