SóProvas


ID
197092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os
itens a seguir.

O índice da última edição padrão internacional publicada em língua portuguesa apresenta qualificadores para distinguir ambiguidades, assim como adota os recursos de remissivas e referências cruzadas.

Alternativas
Comentários
  • EStas sao as caracteristicas do indice: 3 colunas, alfabeticamente organizado e detalhado ate o terceiro nivel.
  • O índice da Classificação Decimal Universal - CDU, Edição-Padrão Internacional em Língua Portuguesa, Parte 2, foi publicado pelo IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

    Foi criado para facilitar o acesso às classes do sistema – de 0 a 9, não tendo a pretensão de se sobrepor ao sistema e sim ter por objetivo: servir de instrumento a quem pesquisa neste sistema.

    Este índice apresenta-se em ordem alfabética de palavra por palavra, incluindo todas as divisões principais, as auxiliares comuns e as especiais. Os números e símbolos que eventualmente constituem entradas são transformados nas palavras que os representam e os nomes próprios só quando constituírem-se em conceitos básicos do sistema CDU.

    Neste índice não foram adotadas remissivas e nem referências cruzadas.

    Apresenta-se em três colunas, aparecendo sempre as palavras por extenso, fazendo uso de explicações entre parênteses ( ), seguida de um ou mais números de classificação.

    A linguagem usada no índice da CDU é a linguagem natural, extraído por meio magnético, processado utilizando-se os recursos de automação/informatização. Todos os termos significativos foram extraídos do arquivo-mestre e transformados em índice.

    http://www.ced.ufsc.br/~ursula/5213/02indice.html

  • Para neutralizar a natureza ambígua de muitas das descrições da CDU, previstas para serem lidas simultaneamente com a descrição que as precede, o índice providenciou qualificadores com a finalidade de contextualizar o termo e de distinguir homógrafos. (...) Não foi adotado o recursos das remissivas, nem o das referências cruzadas." (Fonte: CDU, 1997).