SóProvas


ID
1971226
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os computadores possuem uma unidade de medida para definir a sua capacidade de processamento. Esta capacidade é avaliada de acordo com a quantidade de dados que o processador pode executar por uma unidade de tempo. Qual é a unidade de medida da capacidade de processamento de um processador?

Alternativas
Comentários
  • O hertz (símbolo Hz) é a unidade de medida derivada do SI para frequência, a qual expressa, em termos de ciclos por segundo, a frequência de um evento periódico, oscilações (vibrações) ou rotações por segundo ( s {\displaystyle s} −1 ou 1 / s {\displaystyle 1/s} ). Um dos seus principais usos é descrever ondas senoidais, como as de rádio ou sonoras.

     

    Em computação, a maioria das unidades de processamento central (CPU) são classificadas em termos de número de clock, normalmente medida em mega-hertz ou giga-hertz. Esse número refere a frequência do sinal temporizador mestre. Esse sinal é uma voltagem elétrica que muda de baixa pra alta e diminui de novo em intervalos regulares.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Hertz

  • Resposta letra b.

    O que determina se um processador é mais rápido que outro é a velocidade de execução de instruções, que geralmente é medida pelo seu clock na unidade megahertz (MHz = milhões de ciclos por segundo em unidades antigas, ou em GHz (gigahertz) nos processadores mais novos.

    - Mega é um prefixo de origem grega que dá ideia de grande, aplicado às unidades. Utiliza-se "mega" para representar um milhão. Giga são mil milhões.

    - Hertz é uma unidade de periodicidade que corresponde a um ciclo por segundo (algo como uma "instrução por minuto").

    Fonte: http://www.ufpa.br/dicas/mic/mic-proc.htm

  • O processador trabalha com megahertz respota certa (b)

  • A velocidade de comunicação entre os componentes internos do processador (UC, ULA, registradores), e, ainda, a sua comunicação com a memória cache (vista mais adiante) é medida em ciclos por segundo. Um ciclo por segundo é um Hertz, e esta é a unidade de medida de velocidade de um processador. Ex: Processador Intel i7, 3.7Ghz.

     

     acreditava-se que, em poucos anos, os processadores atingiriam a velocidade de 10GHz.

    Contudo, a alta frequência destes circuitos implicava em temperaturas muito elevadas.

    A solução que a indústria adotou, para continuar incrementando a performance de seus processadores, foi o aumento do número de núcleos, ou seja, a colocação de vários processadores em um único chip.

    Por isso que, atualmente, os melhores processadores comerciais continuam a oferecer velocidades que oscilam entre 2GHz e 4Ghz, ao invés de continuar a subir as velocidades dos processadores.

    Os processadores com vários núcleos, teoricamente, podem executar múltiplas instruções ao mesmo tempo. A depender da arquitetura, cada core (núcleo) pode ter registradores próprios, e, inclusive, memória cache exclusiva.

     

    Contudo, ter dois núcleos, por exemplo, não implica, necessariamente, no dobro de velocidade.

     

    Isto porque dependerá da capacidade do programa que estiver executando utilizar os núcleos. Além disso, depende também das tarefas (instruções) que estão sendo executadas. Para compreender isto, vamos fazer uma analogia simplória, a uma empresa com funcionários. Carregar uma caixa por uma distância X pode levar a metade do tempo, se você usar dois funcionários (cores) ao invés de um. Mas escrever um relatório pode levar o mesmo tempo, seja com um funcionário ou dois.

     

    Afinal, se um funcionário ficar sentado olhando (núcleo ocioso) enquanto o outro escreve, não ocorre ganho de produtividade.

     

    Os processadores CISC – Complex Instruction Set Computer, por sua vez, possuem um conjunto complexo de instruções guardado em seu interior. Como consequência, o trabalho do programador é facilitado, pois já existem instruções mais complexas para realizar algumas tarefas.

     

    Na prática, os processadores modernos utilizam um “misto” de ambas as filosofias, o chamado RCISC.

     

    Os processadores considerados RISC utilizam algumas instruções complexas, bem como os processadores CISC utilizam algumas instruções reduzidas.

     

    Os processadores comerciais da Intel e AMD são considerados CISC.

     

    Os processadores RISC foram moda na década de 80 e 90, por possuírem arquitetura mais simples, circuitos internos simplificados e serem mais baratos. Exemplos de processadores RISC são o Alpha, da DEC, o Sparc, da SUN, e o Power PC, da IBM.

  • Gabarito: B

  •  a) Mega Bits por segundo.  O megabit por segundo (Mbps, Mb/s, Mbit/s ou Mbit/seg) é uma unidade de transmissão de dados equivalente a 1.000 quilobits por segundo ou 1.000.000 bits por segundo. A maioria das aplicações de vídeo são medidas em Mbit/s:

    32 kbit/s – qualidade de videofone (mínimo necessário para reconhecer uma cabeça falando)

    2 Mbit/s – qualidade de VHS

    8 Mbit/s – qualidade de DVD

    55 Mbit/s – qualidade de HDTV

     b) Mega Hertz. O Hertz é uma unidade de medida de frequência, ela deriva do Sistema Internacional de Medidas. É equivalente a ciclos por segundo e pode ser usado para medir a frequência de ondas sonoras como o rádio, as batidas do coração humano, a frequência de um processador de computador como medida de desempenho do mesmo. Mega Hertz é a unidade de frequência que equivale a um milhão de hertz (ciclos por segundo). Seu símbolo é MHz. Esta unidade era antigamente denominada megaciclo.

     c) Quilo Bytes. O Quilobyte (Simbolo: kB) é um múltiplo de uma unidade byte. Embora o prefixo quilo signifique 1000, o termo quilobyte e o simbolo kB tem historicamente sido usado para se referir a 1024 (210) bytes ou 1000 (10³), dependendo do contexto, no campo da ciência da computação e tecnologia da informação. Ao contrário do que aparece em inúmeras indicações e programas e como toda unidade, quilobyte é abreviado como kB e não KB, já que o K (maiúsculo) referencia a unidade de temperatura Kelvin. Geralmente, em computação medimos a quantidade de informações em bytes.

     d) Mega Bytes por minuto. O bit é a unidade mais simples de armazenamento, enquanto o byte é o equivalente a 8 bits. Isso significa que um megabit é 8 vezes menor do que um megabyte. O megabyte (MB) é uma unidade de medida de informação que equivale a 1 000 000 bytes (segundo SI) ou a 220 = 1 048 576 bytes, dependendo do contexto. 

  • Gabarito: B

    Complementando... Falou em barramento ou velocidade de processamento, lembre de Hertz (Hz). Atualmente os processadores estão com velocidades contadas em Gigahertz (GHz).         Hertz (Hz)  ->  Megahertz(MHz)  ->  Gigahertz (GHz)