-
Erradíssimo!!!! Os mecanismos de busca como Google, Yahoo privilegiam a revocação pois ao fazer uma busca nestes mecanismos o que mais você irá recuperar são links e mais links que pouco tem haver com o que você procura. Lembrando Revocação = muitos documentos, poucos pertinentes. Precisão = poucos documentos, todos pertinentes.
-
Questão pegadinha, caso o termo "mecanismos de busca" fosse substituído por estratégias de busca (uso de operadores booleanos, truncagem, etc.) a questão estaria correta! :)
-
Gab: ERRADO
Revocação = muitos documentos, poucos pertinentes.
Explicando de uma forma mais simples: você pesquisa, por exemplo, sobre "pé de laranja" no Google. Muitos resultados - talvez milhões - serão apresentados, mas poucos desses resultados vão estar realmente relacionados ao objetivo da sua busca. Assim trabalham os mecanismos de busca: privilegiando a revocação, não a precisão.
-
Achei que usando metadados descritivos, ou seja, o máximo de informações possíveis a respeito de um documento, a precisão era privilegiada. Tudo dependeria da quantidade de detalhes que você dá a respeito daquilo que procura.
-
CLASSIFICAÇÃO DOS METADADOS
DESCRITIVO - TÍTULO, AUTOR, ASSUNTO.
TÉCNICO - TIPO DO ARQUIVO, TAMANHO DO ARQUIVO, DATA DE CRIAÇÃO, MODIFICAÇÃO.
PRESERVAÇÃO - CHECKSUN.
DIREITOS AUTORAIS - TERMO DE LICENÇA DE USO.
ESTRUTURAIS - ORDEM DOS DADOS, POSIÇÃO HIERÁRQUICA.
MARCAÇÃO - PARÁGRAFO, CABEÇALHO, LISTA
-
Quantos mais metadados, maior a quantidade de resultados. Logo, menor a precisão e maior a revocação.