-
Resposta C
-----------------------------
uma forma de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em um mesmo nível ou em níveis diferentes. É, portanto, uma forma de comunicação eminentemente interna.
-
Gabarito: C
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.
TODO SONHO TEM UMA BOA DOSE DE SACRIFÍCIO
-
b) uma modalidade de ato administrativo da competência exclusiva do Chefe do Executivo, destinado a prover situações gerais ou individuais, abstratamente previstas, de modo expresso ou implícito, na lei.
ERRADA. Decretos são atos administrativos da competência exclusiva do Chefe do Executivo, destinados a prover situações gerais ou individuais, abstratamente previstas, de modo expresso ou implícito, na lei. . Esta é a definição clássica, a qual, no entanto, é inaplicável aos decretos autônomos, tratados adiante.
d) um tipo de comunicação oficial expedido para e pelas autoridades e que tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e também para particulares.
ERRADA. Definição e Finalidade: Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
-
a) o instrumento pelo qual autoridades da esfera federal, estadual e municipal expedem instruções sobre a organização e o funcionamento de serviço e praticam outros atos de sua competência. PORTARIA.
b)uma modalidade de ato administrativo da competência exclusiva do Chefe do Executivo, destinado a prover situações gerais ou individuais, abstratamente previstas, de modo expresso ou implícito, na lei. DECRETO.
c)uma forma de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em um mesmo nível ou em níveis diferentes. É, portanto, uma forma de comunicação eminentemente interna. MEMORANDO.
d)um tipo de comunicação oficial expedido para e pelas autoridades e que tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e também para particulares. OFÍCIO.
-
Relacione o MEMORANDO com agilidade, trazendo a mente que o mesmo é utilizado dentro das unidades de um mesmo Órgão no qual expõe assuntos administrativos, agil porque dispensa formalidades de ser entregue em protocolos, pode ser redigido, levado e entregue pela mesma pessoa agilizando o objetivo do mesmo. MEMORANDO é usado no mesmo nível hierarquico ou em nível diferente do superior para o inferior.
-
Memorando = interna ..
-
GABARITO C
Memorando : é a correspondência interna empregada entre as unidades administrativas de um órgão, sem restrições hierárquicas e temáticas. No memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo.
- Interno - característica principal agilidade.
- Não se usa o nome do chefe do setor. Usa se somente o cargo.
- Não tras vocativo.
-
MEMORANDO INETERNO
-
Letra c.
Vamos aos comentários dos itens errados:
a) Errada. Essa é a definição de Portaria.
b) Errada. Essa é a definição de Decreto.
d) Errada. Essa é a definição de Ofício.
Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre