Letra C
Dependendo da constituição da entidade, a ata pode ser um documento com valor jurídico. Por isso, nesses casos, é imprescindível tomar certos cuidados com sua redação. Dentre esses cuidados, destacam-se:
· A redação deve ser compacta, isto é, não se deixam parágrafos nem linhas em branco. (Esse procedimento impede que, no futuro, sejam feitos acréscimos ao texto original da ata.)
· Os números importantes devem ser escritos por extenso ou em algarismos e repetidos por extenso entre parênteses. Exemplo:
“... eleitos por um período de dois anos...” ou “... eleitos por um período de 2 (dois) anos...”
· Não pode apresentar rasuras ou borrões. Se, durante a redação, ocorrer algum erro, deve-se empregar a palavra “digo” e escrever a forma correta. Exemplo:
“... ficando indicado o Sr. José Pasquini para diretor, digo, supervisor da nova seção...”
Quando o erro só for percebido depois que a ata já estiver redigida, emprega-se a seguinte expressão corretiva: “Em tempo: onde se lê... leia-se...” Exemplo: Em tempo, onde se lê realinhar a antiga fábrica, leia-se reativar a antiga fábrica. Pode-se também empregar a expressão “em tempo” para se fazerem acréscimos depois que a ata já estiver pronta. Exemplo: Em tempo: A reunião da diretoria com os novos supervisores das regionais que, a princípio, estava marcada para maio ficou adiada para o início de julho.
Fonte : Material de Estudo (Professor Márcio Wesley)