SóProvas


ID
1972912
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Nas organizações, os conflitos se desenrolam em um processo dinâmico, no qual as partes se influenciam mutuamente. É(são) condição(ões) que tende(m) a gerar conflitos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: Dependência mútua de tarefas
    É comum termos mais de uma área ou pessoa relacionada a uma mesma tarefa. Quando isso ocorre, essa dependência pode gerar situações conflituosas de “atribuição de culpa” por problemas de desempenho, disputas por informação, disputas por posições de destaque quanto aos resultados, e assim por diante.
    Ambiguidade de papéis
    Podem estar presentes em diversos contextos, sempre contribuindo para o aparecimento de conflitos. Podem surgir da dificuldade em distribuir o mérito e a culpa e podem estar presentes nos critérios da avaliação de desempenho, gerando frustrações, tensões e conflitos. Vale acrescentar aqui a observação de Robbins (2005): “quanto maior a ambiguidade na definição das responsabilidades pelas ações, maior o potencial de conflitos”.
    Recursos compartilhados
    Essa quantidade fixa de recursos precisa ser distribuída e alocada entre os grupos da organização, como o capital de giro, valores orçamentários, salários, créditos, espaço, pessoas, máquinas e equipamentos. Se um grupo quer aumentar a quantidade de recursos, outro grupo terá de perder ou abrir mão de uma parcela. Isso provoca a percepção de objetivos e interesses diferentes e talvez incompatíveis e incongruentes.
    Comunicação
    Representa as forças opostas que surgem das dificuldades semânticas, dos erros de compreensão e do ruído nos canais de comunicação. Assim, o potencial de conflitos aumenta quando há escassez ou excesso de comunicação.

  • Essa alternativa foi copiada e colada do livro de Gestão de Pessoas: O novo papel de autoria do Idalberto Chiavenato. Super recomendo a leitura!

     

    ambiguidade de papéis:quando as expectativas pouco claras e confusas, além de outras incertezas, aumentam a probabilidade de fazer com que as
    pessoas sintam que estão trabalhando para propósitos incompatíveis.

     

    objetivos concorrentes: como decorrência do crescimento da organização, os grupos se especializam cada vez mais na busca de seus objetivos. Por força da especialização, cada grupo realiza tarefas diferentes, focaliza objetivos diferentes, relaciona-se com diferentes partes do ambiente e começa a desenvolver maneiras diferentes de pensar e agir: tem a sua própria linguagem, modo de pensar e trabalhar e objetivos a atingir. Surge a diferenciação: objetivos e interesses diferentes podem provocar a percepção de que talvez sejam incompatíveis e incongruentes.

     

    recursos compartilhados: os recursos organizacionais são limitados e escassos. Essa quantidade fixa de recursos precisa ser distribuída e alocada entre osgrupos da organização, como capital de giro, valores orçamentários, salários, créditos, espaço, pessoas,máquinas e equipamentos. Se um grupo quer aumentar sua quantidade de recursos, outro grupo terá de perder ou abrir mão de uma parcela dos seus. Isso provoca a percepção de objetivos e interesses diferentes e talvez incompatíveis e incongruentes.

     

    interdependências das atividades:as pessoas e os grupos de uma organização dependem uns dos outros para desempenhar atividades e alcançar objetivos. A interdependência ocorre quando um grupo não pode realizar uma tarefa ou alcançar um objetivo, a menos que outro grupo realize a sua ou alcance o seu. Todos os grupos de uma organização são interdependentes de alguma maneira. Quando os grupos são altamente interdependentes, surgem oportunidades para que um grupo auxilie ou prejudique o trabalho dos demais.