a)No sistema físico, o volume de água que entra por meio da precipitação infiltra totalmente, tornando o solo mais produtivo. parte infiltra, parte evapora, parte escoa!
b)Em uma bacia, pode-se considerar que as vertentes e os rios são compreendidos como entidades totalmente separadas. Por definição, é considerada uma vertente, qualquer superfície que possua uma inclinação superior a 2°, ângulo suficiente para haver escoamento da água. Entretanto, as vertentes são mais do que superfícies inclinadas; são consideradas as partes mais importantes de uma bacia, principalmente por estabelecerem uma conexão dinâmica entre os topos dos interflúvios (divisor de água) e o fundo do vale, ou leito fluvial, e por comportarem geralmente, a maior parte da vegetação.
c)A quantidade de água que atinge os cursos fluviais possui relação com a área da bacia, com a precipitação e com as perdas decorrentes da evapotranspiração e da infiltração.
d)O índice de circularidade é obtido com base na comparação da área da bacia com a área de círculo que define o padrão médio das bacias regionais. O Índice de Circularidade é outro parâmetro utilizado. Ele tende para a unidade à medida que a bacia se aproxima da forma circular e diminui à medida que a forma torna-se alongada.
e)A composição química da água, em uma bacia hidrográfica, decorre da litologia, sendo o uso do solo o elemento de controle dos processos e de atenuação da contaminação. agrava a contaminação
D)O índice de circularidade é obtido com base na comparação da área da bacia com a área de círculo que define o padrão médio das bacias regionais. (ERRADA)
Índice de forma - "Indice de Circularidade" proposto por Miller em 1953 (citado por CHRISTOFOLETTI, 1974), de acordo com a fórmula:
IC = 12,57 * A / P²
sendo: IC = índice de circularidade < 1
A = área da bacia
P = perímetro da bacia
O índice de forma pode, por exemplo, dar alguma indicação sobre a tendencia a inundações.