-
"Existe clara associação entre diabetes melito e depressão. Em uma metanálise recente, avaliando estudos que utilizaram grupos-controle normais, a prevalência de depressão em pacientes diabéticos era de 11% a 31%, enquanto que a presença de diabetes aumenta em duas vezes o risco de depressão em relação aos grupos controle, independentemente se fosse do tipo 1 ou 2 (Anderson et al., 2001). Pacientes com depressão também têm maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 (Eaton et al., 1996)."
http://www.scielo.br/pdf/rpc/v32n3/a07v32n3
-
O DIABETES MELLITUS (DM) é uma doença crônica que afeta aproximadamente 7,6% da população brasileira entre 30 e 69 anos (1). A hiperglicemia persistente, característica da doença, atinge de forma significativa os indivíduos, exigindo alterações importantes em seus estilos de vida. Pacientes com diabetes necessitam modificar hábitos alimentares e aderir a esquemas terapêuticos restritivos, tais como aplicações regulares de insulina e monitorização glicêmica diária. Além disso, estes pacientes devem lidar com o fato de ter que conviver durante toda a vida com uma doença que é responsável por complicações clínicas que prejudicam a saúde do indivíduo. Todas essas variáveis poderiam repercutir no estado de humor dos pacientes diabéticos.
-
Só para complementar o comentário dos colegas. Vi que muita gente acabou marcando a E, acho que associaram a lógica do senso comum kkkk, mas brincadeiras a parte, pesquisas apontam justamente o contrário. Vejamos:
"Fatores associados à ocorrência de depressão na população estudada: possuir baixa escolaridade, trabalhar atualmente e ter doença mental prévia. Como fatores de proteção observaram-se: ser casada ou viver com companheiro, realizar atividades físicas regularmente e relatar autoavaliação positiva de saúde."
Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852018000200101
Dattebayo. ✌