A Floresta Ombrófila Mista juntamente com a Floresta Ombrófila Densa, fazem parte do Bioma Mata Atlântica. A nomenclatura Floresta Ombrófila “Mista”, é pelo fato de haver associação entre coníferas e folhosas. Há três espécies de coníferas nativas do Brasil, que são: Araucaria angustifolia (pinheiro-do-Paraná), Podocarpus lambertii (pinho-bravo) e Podocarpus sellowii (pinho-bravo).
Seu “clímax climático” encontra-se no Planalto Meridional Brasileiro, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, em terrenos acima de 500m de altitude, com disjunções em pontos mais elevados das serras do Mar e da Mantiqueira.
_______________________________________________________________________
Constituem florestas paludosas ou matas paludosas a vegetação que se caracteriza pela presença dos chamados solos hidromórficos, ou seja, solos com alta concentração de água entre as partículas que o constituem. Apresentam biodiversidade relativamente baixa em comparação a outros tipos de vegetação brasileiros[1]. Sua distribuição geográfica é ampla, podendo ser encontrada em vastas extensões do Brasil. Em São Paulo, as florestas paludosas são especialmente comuns, sendo popularmente conhecidas por caixetais, em virtude da predominância da árvore caixeta (Tabebuia cassinoides) e pouca variedade de flora.[2][1]