Dimensões de lideranças:
Gabarito - Compartilhada: Também apontada como ''liderança distribuída", situa-se no contexto das organizações de gestão democrática, em que a tomada de decisão é disseminada e compartilhada pelos participantes da comunidade escolar, e em que as pessoas têm liberdade e sentem-se à vontade para agir criativamente, a fim de promoverem a realização dos objetivos da organização.
Transacional: Focaliza muito mais a interações das pessoas e estilo de relacionamento mantidos por elas, como forma de promover a unidade da organização e melhores condições de realização de seus objetivos. Essa liderança parece enforcar mais os processos e episódios de interação, tomando os resultados como consequência.
Coliderança: É sobretudo exercida entre os profissionais da equipe de gestão da escola, como, por exemplo, vice-diretores ou diretores auxiliares, coordenadores pedagógicos ou outros, conforme as definições adotadas para estes profissionais, nos diferentes sistemas de ensino.
Educativa: É centrada na formação de organizações de aprendizagem e entendida como fundamental na orientação de organizações no sentido de seu estabelecimento como organizações que aprendem.
Integradora: Conhecida também como liderança holística, essa dimensão leva em consideração as condições ambientais e contextuais, os fatores individuais, os objetivos organizacionais, sua visão, missão e valores, os desafios apresentados na realização do trabalho educacional, etc.
O princípio norteador da liderança integradora ou holística é o de que o trabalho educacional, assim como todo processo sociocultural, se realiza ''numa teia dinâmica de eventos inter-relacionados", cuja consistência influencia o funcionamento do todo.
Fonte: LUCK, Heloísa. Liderança em Gestão Escolar. 8ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Páginas 43 à 54.