SóProvas


ID
1974400
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações abaixo e, a seguir, indique a opção com a sequência correta.

( ) Os bens imateriais dividem-se em bens móveis e bens imóveis.

( ) Os gastos de organização devem ser registrados como bens imateriais.

( ) As benfeitorias em bens de terceiros são classificadas como bens materiais.

( ) Os bens imateriais são aqueles que, apesar de não possuírem matéria, representam determinados gastos que a empresa faz, os quais, pela sua natureza, devem ser considerados parte integrante do patrimônio e, por esse motivo, são registrados pela contabilidade como bens.

Alternativas
Comentários
  • Benfeitoria é toda obra realizada pelo homem na estrutura de um bem, com o propósito de conservá-lo, melhorá-lo ou proporcionar prazer ao seu proprietário.

     

    Na lista de bens reconhecidos, há dois grandes grupos: Material e Imaterial.

     

    Os de caráter material são todos aqueles compostos por um conjunto de bens físicos que são classificados em naturezas distintas, divididos em quatro livros de Tombo – Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; Histórico; Belas Artes; e das Artes Aplicadas [2], sendo bens móveis (acervos, coleções, documentos, arquivos, bibliografias, fotografias, vídeos, etc.) e imóveis (arquiteturas, cidades históricas, sítios urbanos, arqueológicos e paisagísticos).

     

    Por sua vez, os bens imateriais são aqueles com base em conhecimentos, habilidades, práticas e crenças de um povo, tais como manifestações artísticas (literária, musical, cênica e plástica), rituais e festividades. Ainda é válido dizer que nesse quesito são considerados os locais destas práticas, como feiras, mercados típicos e manifestações religiosas.

     

    Na lista de bens materiais destacam-se as cidades de Ouro Preto, Paraty, Olinda e São Luís; como paisagem, os Lençóis baianos, grutas do Lago Azul e Corcovado. Todos os bens podem ser conferidos no site do IPHAN.

     

    Outra consideração é que bens materiais permitem tombamento, sendo um “instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal” [3], instituído em 30 de novembro de 1937 pelo Decreto-Lei nº 25, que organiza a proteção do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional por meio de 30 artigos.

     

    Já os bens imateriais, não permitem tombamento, mas, recebem registro, conforme Lei 3.551/2000. Em relação a Paisagem Cultural, esta recebe

     

    GAB: LETRA B

    FONTE: https://www.archdaily.com.br/br/900314/patrimonio-historico-o-que-sao-bens-materiais-e-imateriais