Estranha a abordagem. Acredito que não haja produtor racional que não conheça seu mercado no momento que decida iniciar a produção. Imaginemos os seguintes exemplos:
[1]
A empresa W produz fraldas descartáveis infantis e deseja expandir seus negócios. A estimativa do órgão oficial do governo é que a taxa de crescimento da população é negativa para a próxima década. Em condições normais, o que seria mais adequado? Investir na produção desta empresa, nesta linha de produção ou buscar outros tipos de investimentos para continuar a expansão? Parece-me intuitiva a resposta que o número de consumidores no futuro irá influenciar a decisão.
[2]
Por que empresas multinacionais de bens de consumo são tão fortemente atraídas para mercados em ascensão, como Brasil e Índia, por exemplo? Certamente não é por considerarem esses países com baixo potencial de consumo. Pelo contrário! Número alto de consumidores dispostos a adquirirem seus bens - aliados a outros fatores macroeconômicos (é claro) - é que tem influência significativa na decisão de investir.
[3]
Você pode ter a melhor e mais eficiente empresa do mundo para produção de pneus veiculares para neve, mas sinto muito! Instalá-la no Brasil com a intenção de vender a produção no mercado interno não seria uma boa estratégia, o que acha?
São 3 exemplos simples que mostram que o número de consumidores, potenciais ou reais, tem influência para determinar a oferta.
Mas o fato é que tem que pensar com a cabeça de quem está fazendo a prova a marcar a bolinha no lugar certo. Se pensarmos em termos de variações num curto espaço de tempo, por exemplo, de um mês para o outro, variações no número de consumidores realmente não afetariam a curva da oferta agregada da mesma forma que as outras alternativas. A não ser que o mês acabe e que se faça a contabilidade é muito difícil perceber que o número de consumidores mudou. Enquanto isso, a produção continuaria em ritmo normal.
Gabarito D
Fatores que alteram a demanda
Preço
Renda do consumidor
Preço de outros bens
Outros fatores
· Expectativas dos consumidores
· Mudança no número de consumidores no mercado
· Mudanças demográficas
· Mudanças climáticas
Fatores que afetam a oferta
Preço do bem: quanto maior, aumenta a oferta.
Insumos de produção: quanto maior, menor a oferta.
Tecnologia de produção: quanto maior, aumenta a oferta.
Preços de outros bens: quanto maior, menor a oferta do produto com preço estável.
Outros fatores: expectativas