-
Empregar o termo “digo”, seguido da forma correta.
Utilizar a expressão “em tempo”, no final da ata caso haja erro anteriormente descrito tornando assim uma correção válida.
Não acredite e não memorize outras besteiras ditas de outras formas mesmo que pareça certo desconsidere.
-
As atas das assembleias não podem conter rasuras, dessa forma o procedimento correto para corrigir erro constatado durante a lavratura, é usar a palavra “digo”, depois da qual se repete a palavra que foi escrita errada, seguindo-se do texto certo, como a seguir demonstrado: Aos dez dias do mês de janeiro, digo, do mês de março do ano de...
Ao termino da lavratura da ata, feita a leitura e constatado erro ou que foi omitido algo, usa-se a expressão “em tempo”, seguindo-se da emenda ou acréscimos, como demonstrado: Em tempo: No primeiro item da pauta, onde se lê: “foram as contas do síndico aprovadas até o mês de janeiro/2013”; leia-se: “foram as contas do síndico aprovadas até o mês de fevereiro/2013”
A ata só deverá ser assinada ao final, após lida e aprovadas as correções.
-
GABARITO: LETRA E (empregar o termo “digo”, seguido da forma correta.)
A ata é documento de valor jurídico. Por isso, deve ser redigida de modo que não sejam possiveis alterações posteriores à assinatura. Os erros são resalvados, no texto, com a expressão "digo" e, após a redação com a expressão em tempo.
-
Onde encontro essa matéria? Não há previsão no Manual de Redação da Presidência da República
-
Os erros são resalvados, no texto, com a expressão "digo" e,
após a redação com a expressão ''em tempo''.
GABARITO LETRA E.
-
ATA você encontra no Manual da Câmara dos Deputados, mara leite
-
GABARITO: LETRA E
ATA é o instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião,sessão ou assembleia.
Estrutura:
- Título - ATA. Em se tratando de atas elaboradas sequencialmente, indicar o respectivo número da reunião ou sessão, em caixa-alta.
- Texto, incluindo: Preâmbulo - registro da situação espacial e temporal e participantes; Registro dos assuntos abordados e de suas decisões, com indicação das personalidades envolvidas, se for o caso;
Fecho - termo de encerramento com indicação, se necessário, do redator, do horário de encerramento,
de convocação de nova reunião etc.
A ATA será assinada e/ou rubricada por todos os presentes à reunião ou apenas pelo presidente e relator, dependendo das exigências regimentais do órgão.
A fim de se evitarem rasuras nas atas manuscritas, deve-se, em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada. No caso de omissão de informações ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “Em tempo” ao final da ATA, com o registro das
informações corretas.
FONTE: MAXI EDUCA
-
Ahhhta que quando eu errar Dentro do texto eu não vou colocar Digo e quando errar Externamente ao texto eu não vou colocar Em tempo. =)
-
Florisvaldo e Marlos, obrigada. Melhores comentários.
-
Resumindo:
>>> Ata é o registro utilizado para formalizar assuntos discutidos e eventuais decisões tomadas em uma reunião, assembleia, congresso ou convenção.
>>> Deve ser escrita sem parágrafos, sem abreviaturas, com números grafados por extenso, sem rasuras nem emendas, sem uso de corretivo, com verbo no pretérito perfeito do indicativo, pois vai se falar de algo que já aconteceu. Ou seja, depois aprovada por todos, não pode modificar a ata.
>>> Em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada. No caso de omissão de informação ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “em tempo” ao final da ata, com o registro das informações corretas.
>>> Na ata deve constar o dia, o mês e o ano (ou seja, localizadores temporais), local da reunião (ou seja, localizador espacial), pessoas presentes, ordem do dia, conclusão e abreviações finais.
>>> A ata será assinada e/ou rubricada por todos os presentes à reunião ou apenas pelo presidente e relator, dependendo das exigências regimentais do órgão.
-
Digo, e em seguida o que se deseja retificar