SóProvas


ID
1982053
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O desenvolvimento das plantas é regulado pelos fitormônios, substâncias orgânicas produzidas em determinadas regiões da planta e que migram para locais onde exercem seus efeitos. O fitormônio, que tem como principal função estimular as divisões celulares e o desenvolvimento da gema, como também participar da diferenciação dos tecidos e retardar o envelhecimento dos órgãos, é conhecido por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C

     

    CITOCININAS

    Uma quarta classe de hormônios vegetais é a das citocininas, assim chamadas porque  estimula a divisão celular (citocinese).
    As citocininas são produzidas nas raízes e transportadas através do xilema para todas as partes da planta. Embriões e frutos também produzem as citocininas.

     

    Funções: O papel das citocininas no desenvolvimento das plantas tem sido estudado em culturas de tecidos. Quando um fragmento de uma planta, um pedaço de parênquima, por exemplo, é colocado em um meio de cultura contendo todos os nutrientes essenciais à sua sobrevivência as células podem crescer mas não se dividem. Se adicionarmos apenas citocinina a esse meio, nada acontece, mas se adicionarmos também auxina, as células passam a se dividir e podem se diferenciar em diversos órgãos.

     

    Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Morfofisiologia_vegetal/morfovegetal33.php

  • a) Auxina. ERRADO- crescimento

     b) Etileno. ERRADO- estimula o amadurecimento

     c) Citocinina.  CERTO

     d) Giberelina. ERRADO- acho que a função mais importante é que ele está envolvido na germinação

  • Auxinas promovem o crescimento porque determinam o alongamento celular.

    Giberelina: suas principais ações são: estímulo ao alongamento celular, à floração, promoção do desenvolvimento dos frutos (inclusive a partenocarpia) e quebra da dormência de gemas e de sementes.

    Citoquininas: Esses hormônios estimulam a divisão celular, o crescimento foliar, a germinação, a floração e a frutificação, além de retardarem a senescência (ou envelhecimento) foliar.

    Ácido abscísico: É responsável pela dormência de gemas e sementes e determina o fechamento estomático.

    Etileno: Além da ação no amadurecimento de frutos e na abscisão foliar, está relacionado com a floração em algumas espécies.