SóProvas


ID
1982758
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

     Mais de 90% do cacau produzido no Pará seguem para parques industriais instalados na Bahia, no Espírito Santo, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, onde são transformados em cosméticos, doces, balas e chocolate. O Estado tem quase 160 mil hectares de área plantada, e o crescimento se dá não apenas em relação à produção, mas também na qualidade das amêndoas beneficiadas. “Em termos de qualidade, ele se iguala ao padrão do mercado internacional, como o cacau de Gana, na África", explica o diretor de Agricultura Familiar da Secretária de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).


Qual a posição do Pará entre os produtores de cacau no Brasil?

Alternativas
Comentários
  • 08/04/2016 09:24HS

     

                                                    Cacau paraense já constitui a base da produção do chocolate nacional

     

    Mais de 90% do cacau produzido no Pará seguem para parques industriais instalados na Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul, onde são transformados em cosméticos, doces, balas e chocolate. O Estado tem quase 160 mil hectares de área plantada e o crescimento se dá não apenas em relação à produção, mas também na qualidade das amêndoas beneficiadas. “O cacau paraense possui um teor de 57% de manteiga do cacau, enquanto o da Bahia não chega a 52%. Em termos de qualidade, ele se iguala ao padrão do mercado internacional, como o cacau de Gana, na África", explica Luiz Pinto, diretor de Agricultura Familiar da Secretária de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

    O Estado é o segundo maior produtor de cacau do país, atrás somente da Bahia, responsável por mais de 50% da produção. Entre os municípios paraenses que se destacam no plantio do fruto está Medicilândia, na região da Transamazônica, zona que concentra 77% do cultivo estadual. De acordo com a Sedap, na última safra foram produzidas mais de 105 mil toneladas de amêndoas secas. “Registramos um crescimento de mais de 11% e esse montante nos coloca como segundo maior produtor de cacau do Brasil. A nossa expectativa para 2016 é alcançarmos 120 mil toneladas”, calcula Luiz Pinto.

    A cacauicultura é uma alternativa para o desenvolvimento sustentável na Amazônia em função do seu baixo custo produtivo e da utilização de sistemas agroflorestais. Além disso, há uma forte presença da agricultura familiar. “É importante manter o agricultor no campo, produzindo, ganhando dinheiro com a família, sendo o gestor de seu próprio negócio. Hoje, 86% das propriedades cacaueiras do Estado são de base familiar, o que dá uma estabilidade produtiva muito forte. O mesmo não acontece na Bahia, onde você tem áreas em que os proprietários moram fora do lote”, explica o diretor.

     

    http://mercadodocacau.com/artigo/cacau-paraense-ja-constitui-a-base-da-producao-do-chocolate-nacional

     

    LETRA C