SóProvas


ID
1982788
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Para Siqueira (2002) a avaliação de desempenho tem o objetivo precípuo de buscar a excelência organizacional por intermédio da melhora do desempenho de seus recursos humanos, investidos nos mais diferentes papéis profissionais. Dentre os sistemas de avaliação de desempenho de pessoas citados por Siqueira podem ser encontrados:

I – Avaliação da experiência; Escala Gráfica; e Escolha forçada.

II – Revisão da Avaliação de atividades; Incidentes Críticos; e Avaliação 360˚.

III – Padrões de desempenho; Sistema de graduação; e Avaliação de potencial.

Assinale a alternativa que melhor responde a afirmação do autor.

Alternativas
Comentários
  • E) 

    3.1.1 Escala gráfica
    Utiliza um formulário de dupla entrada e avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação previamente definidos e graduados.

    Escolha Forçada: Este método de avaliação utiliza blocos de frases, devendo o avaliador escolher a frase que mais se aplica ao desempenho do avaliado. Em cada bloco de frases, o avaliador deverá, obrigatoriamente, escolher uma frase, por isso o nome “escolha forçada”.

    3.1.4 Incidentes críticos
    Baseados na observação e no registro dos aspectos, dos comportamentos considerados extremos, tanto positivos quanto negativos. O avaliador registra os aspectos do trabalho considerados excepcionalmente positivos e negativos.

    4.1 360 graus ou circular
    A avaliação 360 graus é uma forma contemporânea de avaliação que está diretamente ligada à visão estratégica, em que a preocupação é com o desempenho e o atendimento das necessidades dos stakeholders (agentes relacionados com a organização).
    Nesse método, o avaliado recebe feedbacks (retornos) de todas as pessoas com quem se relaciona e, nesse caso, o critério para escolha dos avaliadores é a proximidade com o avaliado.

     

    Ribas (2014)

  • G. Relatório de performance

    Também chamada de avaliação por escrito ou avaliação da experiência,,, trata-se de uma descrição mais livre acerca das características do avaliado, seus pontos fortes, fracos, potencialidades e dimensões de comportamento, entre outros aspectos. Sua desvantagem está na dificuldade de se combinar ou comparar as classificações atribuídas e por isso exige a suplementação de um outro método, mais formal.

    A. Escalas gráficas de classificação

    É o método mais utilizado nas empresas. Avalia o desempenho por meio de indicadores antecipadamente definidos, graduados através da descrição de desempenho numa variação de ruim a excepcional. Para cada graduação pode haver exemplos de comportamentos esperados para facilitar a observação da existência ou não do indicador. Permite a elaboração de gráficos que facilitarão a avaliação e acompanhamento do desempenho histórico do avaliado.

    B. Escolha e distribuição forçada

    Consiste na avaliação dos indivíduos através de frases descritivas de determinado tipo de desempenho em relação às tarefas que lhe foram atribuídas, entre as quais o avaliador é forçado a escolher a mais adequada para descrever os comportamentos do avaliado. Este método busca minimizar a subjetividade do processo de avaliação de desempenho.