SóProvas


ID
198298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em uma época de grande competitividade entre as empresas, a
remuneração fixa mostrou-se insuficiente para motivar e incentivar
as pessoas. Na busca de melhoria das relações de trabalho e do
resultado empresarial, as organizações têm adotado diversos planos
de benefícios e incentivos. A respeito desse assunto, julgue os itens
a seguir.


Uma das desvantagens do plano de benefícios flexível é que os empregados podem, em razão da insuficiência de informações, escolher benefícios inadequados ao seu perfil familiar.

Alternativas
Comentários
  • Certo!!!!!

    Hoje há uma tendência que vem de alguns anos, e surge de experiência norte-americana de efetuar-se a flexibilização dos benefícios, permitindo ao empregado a opção pelo gozo do benefício que melhor se adequar à sua realidade de vida. Por exemplo, as necessidades de um empregado solteiro são diferentes de um empregado casado e mais ainda de um casado com filhos.

    No entanto, a falta de informação pode gerar inadequação ao aderir os benefícios.

    Bons estudos!!!!!!1

     

  • Dificuldades dos planos flexíveis 
    A adoção de um plano flexível de benefícios corresponde a um aumento da complexidade da gestão de recursos humanos. No sistema tradicional, ainda que haja potencialmente mais conflitos e insatisfações, a condição operacional é mais simples. Essa maior complexidade dos planos flexíveis implica algumas outras dificuldades: 
    •      primeiro, custo inicial de implantação do sistema, que inclui desenvolvimento do plano, comunicação aos envolvidos e desenvolvimento de um sistema de informação;
    •       segundo, custo de manutenção, que inclui melhoria contínua do sistema de informação e acompanhamento de todos os itens quanto a utilização, custo e satisfação dos clientes internos;
    •       terceiro, risco de utilização excessiva de alguns itens. Isto pode ocorrer, uma vez que os funcionários naturalmente optam pelos itens que vêem como mais úteis; e
    •      quarto, perda de escala em alguns itens, penalizando grupos dentro da organização. 
    Ainda que algumas dessas dificuldades sejam realmente importantes, se observa que a flexibilização dos planos de benefícios é um caminho sem retorno. Tal flexibilização é coerente com o conceito de remuneração estratégica e com todas as tendências mais recentes de modernização da gestão de recursos humanos. Os benefícios também podem ser uma fonte de vantagem competitiva, ajudando a empresa a atrair e reter os profissionais que deseja. 
     
  • Segue uma dica para “Alexander Heleno:

    O seu comentário teria um valor maior e correto, para aqueles que utilizam dos seus comentários que ao cópiar e depois colar você indicasse o site onde foi feita a consultou. Seria muito mais prático. Segue abaixo o site do seu comentário:

    Flexibilização dos benefícios – algumas situações e riscos

    Hoje há uma tendência que vem de alguns anos, e surge de experiência norte-americana de efetuar-se a flexibilização dos benefícios, permitindo ao empregado a opção pelo gozo do benefício que melhor se adequar à sua realidade de vida. Por exemplo, as necessidades de um empregado solteiro são diferentes de um empregado casado e mais ainda de um casado com filhos.”
     
    http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/a-implantacao-de-planos-de-beneficios-flexiveis-riscos-e-procedimentos/7486/
     
    (Au.tên.ti.co)

       1  Que é verdadeiro, legítimo, genuíno: No Nordeste, visitamos um autêntico engenho de cana-de-açúcar;: "Se aparecer uma irmã do Maia, legítima e autêntica,..." (Eça de Queiroz, Os Maias) [ Antôn.: falso, ilegítimo.]

      2  Que não foi adulterado ou falsificado(gravação/cópia autêntica); GENUÍNO; LEGÍTIMO; LÍDIMO [ Antôn.: adulterado, contrafeito, falsificado, falso, ilegítimo, inautêntico.]

      [F.: Do gr. authentikós, é, ón, pelo lat. authenticus, a, um.]

    Aulete – Dicionário digital
     
  • Benefícios flexíveis


    Prós:


    - Os funcionários escolhem o pacote que melhor satisfaça as suas necessidades pessoais;

    - Os benefícios flexíveis ajudam a empresa a adaptar-se às necessidades mutáveis de uma força de trabalho mutável;

    - Aumentam o envolvimento dos funcionários e suas famílias e melhoram a compreensão dos benefícios;


    - Planos flexíveis permitem a introdução de novos benefícios a um custo menor. A nova opção é meramente adicionada como mais uma em uma ampla variedade de elementos a serem escolhidos.

    - Limitam os custos e a organização tem a melhor forma de aplicação do seu dinheiro. Os funcionários escolhem dentro dessa limitação.

    Contras:

    *Os funcionários podem fazer escolhas inadequadas e sentirem-se não-cobertos para emergências previsíveis;


    *Os custos e a carga administrativa aumentam.

    *A seleção é adversa – os funcionários escolhem apenas os benefícios que usam. A conseqüente utilização elevada de um benefício pode aumentar o seu custo.
  • Mas se é flexível não poderia o funcionário fazer outra escolha?