SóProvas


ID
198316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito da remuneração de pessoal e dos programas de
incentivos dentro das organizações, julgue os itens subsequentes.

O estabelecimento de estruturas de salários equilibradas pode ampliar a flexibilidade da organização, na medida em que proporciona os meios adequados à movimentação do pessoal e racionaliza os processos de desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Os salários assim como fatores de crescimento, de desenvolvimento, responsabilidades, reconhecimento, realizações, promoções e oportunidade de acordo com a teoria motivacional de Herzberg é um fator que leva a satisfação(+) e a não satisfação(-), portanto, esses fatores motivacionais são intrísecos ao cargo. Questão certa.

  • Administração de Cargos e Salários


    Segundo Herzberg, salário é uma demonstração objetiva quando a empresa valoriza o trabalho do seu funcionário. Se bem administrado pelo departamento de RH da Empresa ele pode vir a ser não propriamente um fator de motivação, mas um fator que servirá de base aos fatores motivadores ligados ao cargo ocupado.

    Segundo Idalberto Chiavenato, Administração de Salários é um conjunto de normas e procedimentos que visam a estabelecer e/ou manter estruturas de salários eqüitativas e justas na organização.
    Essas estruturas de salários deverão ser eqüitativas e justas com relação:

    ?Equilíbrio Interno: é alcançado por meio de informações internas obtidas através da avaliação e classificação de cargos, assentadas sobre um prévio programa de descrição e analise de cargos;

    ?Equilíbrio Externo: é alcançado por meio de informações externas obtidas através de pesquisa de salários.

    Com a manutenção de Estruturas de Salários equilibradas, a administração de salários propõe-se a atingir is seguintes objetivos:

    1. Remunerar cada empregado de acordo com o valor do cargo que ocupa;
    2. Recompensa-lo adequadamente pelo seu desempenho e dedicação;
    3. Atrair e reter os melhores candidatos para os cargos;
    4. Ampliar a Flexibilidade da organização, dando-lhe os meios adequados a movimentação do Pessoal;
    5. Obter dos empregados a aceitação dos sistemas de remuneração adotados pela empresa;
    6. Manter o equilíbrio entre os interesses financeiros da organização e sua política de relações com os empregados. 

  • O equilíbrio interno é alcançado por meio de informações internas através de avaliação e classificação de cargos, assentadas sobre um prévio programa de descrição e análise de cargos. O equilíbrio externo é alcançado por meio de informações externas obtidas através da pesquisa de salários. Com essas informações internas e externas, a organização define uma política salarial normalizando os procedimentos a respeito da remuneração de pessoal. Essa política salarial constitui sempre um aspecto particular e especifico das políticas gerais de organização.


    Com o estabelecimento e/ou remuneração de estruturas de salários equilibradas, a Administração de Salários propõe-se a atingir os seguintes objetivos:


    • Remunerar cada empregado de acordo com o valor do cargo que ocupa.


    • Recompensá-lo adequadamente pelo seu desempenho e dedicação.


    • Atrair e reter os melhores candidatos para os cargos, de acordo com os requisitos exigidos para seu adequado preenchimento.


    • Ampliar a flexibilidade da organização, dando-lhe os meios adequados à movimentação do pessoal, racionalizando as possibilidades de desenvolvimento e encarreiramento
    .


    • Obter dos empregados a aceitação dos sistemas de remuneração adotados pela empresa.


    • Manter equilíbrio entre os interesses financeiros da organização e a sua política de relações com os empregados.

  • ESSA QUESTÃO ME LEMBROU DO TIPO DE CARREIRA EM "Y", QUE É A ESTRUTURA MAIS FLEXÍVEL. ELA PERMITE O DESLOCAMENTO DO FUNCIONÁRIO DE UMA LINHA DE CARREIRA PARA OUTRA, PERMITE UM CRESCIMENTO EM TERMOS DE CARGO E DE REMUNERAÇÃO PARALELO À ESTRUTURA HIERÁRQUICA, PERMITE UM MAIOR NÚMERO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO SEM AUMENTAR OBRIGATORIAMENTE A SUA ESTRUTURA. ALÉM DISSO, PROCURA-SE EM VALORIZAR O TRABALHO DO ESPECIALISTA E SATISFAZER ÀS NECESSIDADES INDIVIDUAIS DOS PROFISSIONAIS, TENDO A REMUNERAÇÃO IGUAL A CADA GRAU, TANTO PELA ASCENSÃO GERENCIAL, COMO PELA LINHA DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA.

     

     

     

    GABARITO CERTO