-
ERRADO!
De fato, a remuneração variável é a parcela da remuneração que é creditada periodicamente a favor do funcionário.
Todavia, apenas geralmente (não é sempre) é seletiva e depende dos resultados da empresa.
-
Na verdade o erro está em dizer que depende dos resultados alcançados pela empresa como um todo.
" Remuneração variável é a parcela da remuneração total creditada periodicamente - trimestral, semestral, ou anualmente - a favor do colaborador. Em geral, é de caráter seletivo e depende dos resultados estabelecidos pela empresa - seja na área, no departamento ou no trabalho - em um determinado período através do trabalho da equipe ou do colaborador considerado isoladamente." CHIAVENATO. Gestão de Pessoas, 2010.
É até lógico, seria injusto se o colaborador, a equipe ou o departamento tivessem que depender do resultado alcançado pela empresa como um todo, ou seja, por mais que eles isoladamente tivessem atingido ou até ultrapassado suas metas, mesmo assim não receberiam a remuneração variável devida pelo sucesso alcançado?! Não é bem assim. A remuneração variável depende tão somente do resultado alcançado por cada um de acordo com as metas estabelecidas pela empresa.
Bons estudos!
-
É a parcela da remuneração total creditada periodicamente – trimestral, semestral ou anualmente – à favor do colaborador. Em geral, é de caráter seletivo e depende dos resultados estabelecidos pela empresa – seja na área, no setor ou departamento – em um determinado período através do trabalho através da equipe ou do funcionário tomado isoladamente.
Como exemplo, temos a conhecida PRA (Participação nos Resultados Alcançados).
Relacionado com o desempenho do colaborador no alcance de metas e resultados estabelecidos para um determinado período de tempo. A participação nos resultados representa uma porcentagem de valor com que cada pessoa participa dos resultados da empresa ou do departamento que ajudou a atingir por meio de seu trabalho pessoal ou em equipe.
-
Remuneração Variável
Sistemas com abrangência de tempo focalizado no curto prazo (dentro do ciclo
de negócios).
Formas mais utilizadas: remuneração da força de vendas, prêmios, bônus executivos, participação nos lucros ou resultados, etc.
Sistemas baseados no alcance de metas corporativas, de áreas, de times de trabalho e individuais, podendo ser inclusive combinadas.
Sistemas que consideram metas estratégicas, financeiras, econômicas, de melhoria
de processos, de aquisição de conhecimento, etc.
Útil para recompensar diferentes desempenhos relacionados a resultados. Deve estar alinhada com o desdobramento dos objetivos estratégicos da empresa.
Excelente instrumento para comunicar os objetivos e resultados da empresa e
integrar esforços.
http://www.canalrh.com.br/Mundos/saibacomo_artigo.asp?o=%7B619A745F-8C60-4611-B70D-67FBFD0B6B55%7D
-
[RIBAS e SALIM] (...) Depende dos resultados alcançados pela empresa, pelo setor ou pelo próprio funcionário.
-
O FUNCIONÁRIO NÃO FICA DEPENDENTE DA META ORGANIZACIAL PARA RECEBER A PARCELA VARIÁVEL DA SUA REMUNERAÇÃO, MAS SIM DA META INDIVIDUAL/GRUPAL. EX.: COMISSIONISTAS.
GABARITO ERRADO