Penso que, provavelmente, dois conceitos distintos foram abordados na questão, e que esta pontua justamente essa diferença:
Remuneração por Desempenho (Resultados/Variável): É a parcela da remuneração total creditada periódicamente a favor do colaborador. Em geral, é de caráter seletivo e depende dos resultados estabelecidos pela empresa - seja no cargo ou na equipe - em determinado período pelo trabalho da equipe ou do colaborador tomado isoladamente.
Avaliação de Desempenho: É uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa - ou de uma equipe - em função das atividades que desenvolve, das metas e dos resultados a serem alcançados, das competências que oferece e do potencial de desenvolvimento.
O alcance de metas e o resultado do processo de avaliação de desempenho estão interligados e, em conjunto, afetam a remuneração variável. De forma mais prática, se o João bate todas as metas é esperado que ele tenha uma boa avaliação de desempenho e, assim, tenha um reflexo na sua remuneração.
Portanto, erra o enunciado ao propor que os resultados do processo de avaliação de desempenho não interferem na remuneração. (“baseia-se no alcance de metas....e não nos resultados do processo de avaliação de desempenho). Vale relembrar:
O alcance de metas previamente estabelecidas pela organização está contido nas diretrizes para alcançar os objetivos da avaliação de desempenho. A avaliação deve cobrir o desempenho atual nas atividades, como também o alcance de metas e objetivos.
A avaliação do desempenho proporciona um julgamento sistemático para justificar aumentos salariais, promoções, transferências e, muitas vezes, demissões de funcionários. É uma avaliação por mérito, posto que define o grau de contribuição do indivíduo para os resultados da organização.
Gabarito: ERRADO