SóProvas


ID
198331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação às atividades de treinamento e desenvolvimento de
pessoas nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Todo o processo de treinamento envolve mudanças que geram resistências naturais ao longo do seu desenvolvimento. Por isso, é necessário que a administração reflita sobre a real necessidade de se modificar ou transformar traços culturais já estabelecidos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO!

    Todo levantamento de necessidades de treinamento e sua implementação devem levar em conta a cultura organizacional!
     

  • Quando a organização decide por um treinamento ela visa retorno imediato, portanto gera a necessiade no indivíduo de maiores adequações com a cultura organizacional já existente.

  • É evidente - até mesmo em uma organização flexível e propícia à inovação - que eventuais mudanças podem causar conflitos e inseguranças.

    Uma das fases da implanatação de modelo de gestão de competências (que prega o treinamento e desenvolvimento de pessoal) é a da sensibilização e conscientização. A alta cúpula deve, portanto, estudar a real necessidade de novos modelos, de treinamentos, e comunicar tal decisão aos funcionários a fim de que haja aceitação e integração à nova proposta.
  • Olha,

    Não sou nenhum entendido da área, mas por se tratar de uma questão do Cespe, eu achei o início da frase bem suspeito, pois "todo" é uma palavra muito forte e eu entendo que nem todo o treinamento gerará resistências, pois é complicado generalizar nessa matéria...

    Alguém concorda?
  • Concordo Rafael Couto, existem inúmeros processos de treinamento voltados para a execução de tarefas básicas. Alguém acredita que um treinamento de como fritar batatas e atender os clientes em um fast food gerará resistência?
  • Rafael Couto Cabral, aqui se trata de uma questão de semântica,"todo o treinamento" quer dizer o "o processo de treinamento inteiro" e não "qualquer treinamento" (que seria "todo treinamento", sem o artigo). Espero que isso tenha esclarecido sua dúvida e a do Diego Rocha.


  • Errei por pensar que a administração sentindo a necessidade de treinamento não precisaria se preocupar com traços culturais já estabelecidos. Se for assim dificilmente uma organização fará mudanças. Alguém pensou assim?

  • Diego, sou formada em RH e te garanto que um treinamento pra fritar batatas fritas geram resistências sim.Por isso é comum acidente de trabalho nos fast foods com pessoas que trabalham na cozinha.Mas enfim, isso é outro assunto...
    Apesar de ter acertado a questão,eu concordo que "todo" é muito forte, porque alguns treinamentos podem não ter efeitos.Mas geralmente treinamentos envolvem mudanças e consequentemente resistências.

  • Pode-se ou Deve-se Mudar a Cultura de uma Organização?

    Segundo Kissil (1998), para que a organização possa sobreviver e se desenvolver, para que existam revitalização e inovação, deve-se mudar a cultura organizacional. Esse conceito responde plenamente esta questão, onde o Autor sugere que a revitalização e a inovação são fatores importantes para as empresas, e de certo modo só se consegue isso mudando a cultura da organização.

    O esforço de entendimento mútuo dentro da empresa é uma maneira de  garantir uma estrutura consistente e manter o ritmo de produtividade da organização. Para montar as equipes com um perfil variado é preciso de um enfoque cultural e escolher as pessoas que são diferentes.

  • Vamos mudar o contexto...

    TODA A CASA PRECISA DE REFORMA: OU SEJA, OS QUARTOS, BANHEIROS, COZINHA, GARAGEM, VARANDA...  A MINHA CASA INTEIRA.

    TODA CASA PRECISA DE REFORMA: OU SEJA, A MINHA, DO VIZINHO, DA MINHA VÓ, A SUA, DA SUA MÃE... TODAS CASAS DO MUNDO.

     

     

     

    Agora voltemos à questão.

    Todo O processo de treinamento (OU SEJA, DA FASE DE LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES À FASE DE AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS) envolve mudanças que geram resistências naturais ao longo do seu desenvolvimento (OU SEJA, O PROCESSO RESULTA MUDANÇAS SEJAM POUCAS OU MUITAS. E TODA MUDANÇA EXIGE ADAPTAÇÃO A UMA RESISTÊNCIA). Por isso, é necessário que a administração reflita sobre a real necessidade de se modificar ou transformar traços culturais já estabelecidos (OU SEJA, POR MAIS BÁSICO QUE SEJA O RESULTADO DO PROCESSO, ELE REFLETIRÁ NA CULTURA ORGANIZACIONAL, ISSO PORQUE O TREINAMENTO APONTA A MANEIRA DE COMO FAZER AS COISAS, RESOLVE PROBLEMAS DE ADAPTAÇÃO EXTERNA E/OU INTEGRAÇÃO INTERNA, ELE ORIENTA SEUS FUNCIONÁRIOS, ENVOLVE VALORES, CRENÇAS E PADRÕES DE COMPORTAMENTO QUE SÃO COMPARTILHADOS E TRANSMITIDOS AOS MEMBROS. CESPE: "A cultura organizacional define como os indivíduos se apresentam e como apresentam sua organização a outros indivíduos no contexto de trabalho." - CERTO).

     

     

    O PROCESSO É COMPLEXO E REQUER TEMPO PARA DESENVOLVÊ-LO. LOGO NA 1ª FASE SÃO VÁRIOS DIAGNÓSTICOS (ORGANIZACIONAL, DEPARTAMENTAL, OPERACIONA, DE CENÁRIOS E A IMPLEMENTAÇÃO DE INDICADORES). EM SEGUIDA (2ª FASE) VEM O PLANEJAMENTO INSTRUCIONAL E A DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS (O QUE VAI ENSINAR, QUEM VAI ENSINAR, QUEM DEVE APRENDER, COMO DEVE ENSINAR, ONDE, QUANDO E QUAL A FINALIDADE DO TREINAMENTO). NA 3ª FASE OCORRE A EXECUÇÃO (A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO PELO EXECUTIVO COM ASSESSORIA DO RH OU DE TERCEIROS). POR FIM (4ª FASE), VEM A AVALIAÇÃO E CONTROLE DOS RESULTADOS  - FEEDBACK (AS REAÇÕES, O COMPORTAMENTO, O APRENDIZADO, O RESULTADO). 

     

     

                                                             S I M !    T U D O    I S S O    O    C E S P E    C O B R A

     

     

    RESUMIDAMENTE: TODO PROGRAMA DE TREINAMENTO É DE CURTO PRAZO, DE RESULTADOS IMEDIATOS E DE PREPARAÇÃO PARA O CARGO (AMBIENTE DA TAREFA - OPERACIONAL). MAS, A SUA ELABORAÇÃO É COMPLEXA, ENVOLVE A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO, DE FORMA GLOBAL E HOLÍSTICA.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Todo o processo de treinamento envolve mudanças que geram resistências naturais ao longo do seu desenvolvimento. Por isso, é necessário que a administração reflita sobre a real necessidade de se modificar ou transformar traços culturais já estabelecidos. Resposta: Certo.

     

    Comentário: forçosamente de alguma forma o processo de treinamento envolve mudanças.