SóProvas


ID
1984078
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto maior o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de profissionais capacitados desenvolvendo ações de controle da tuberculose, mais abrangente será a busca, maior será a detecção de casos, mais rápido o início do tratamento e mais eficiente a supervisão do tratamento, o que favorece a cura e a quebra da cadeia de transmissão.

A opção que apresenta, de forma INADEQUADA, as buscas de casos que devem ser feitas, principalmente, em todas as categorias sugeridas é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • O controle da tuberculose requer ação permanente, sustentada e organizada, com sistema de porta de entrada capaz de assegurar o diagnóstico precoce dos casos e assistência qualificada.

    O rastreamento dos casos dos Sintomáticos Respiratórios - SR é uma das ações mais importantes para a interrupção da cadeia de transmissão e redução da incidência da TB.

    A busca ativa de tuberculose em populações com risco aumentado é a estratégia mais efetiva para reduzir custos e aumentar a detecção de casos. As ações de procura de ocorrências devem estar voltadas para os grupos com maior probabilidade de apresentar tuberculose. Deve-se realizar busca ativa especialmente entre: - Sintomáticos respiratórios - contatos de pessoa com tuberculose; - populações de maior risco de adoecimento, como os residentes em comunidades fechadas (asilos, presídios), etilistas, usuários de drogas, mendigos/moradores de rua, imunodeprimidos, trabalhadores que mantêm contato próximo ao paciente com TB pulmonar; e - suspeitos radiológicos

    As fontes de infecção encontram-se, principalmente, entre os doentes bacilíferos, responsáveis pela cadeia epidemiológica de transmissão, que ocorre, na grande maioria das vezes, por via aerógena, em ambientes fechados por meio de contatos íntimos e prolongados.

    Esses pacientes apresentam habitualmente tosse e expectoração por mais de três semanas e são chamados de sintomáticos respiratórios. Ou seja, os sintomáticos respiratórios apresentam tosse com expectoração e não sem como descrito na alternativa B.

    Gabarito do professor: Letra B

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Tuberculose na Atenção Primária à Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2.ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.
  • Gabarito: Letra B.


    De acordo com o Guia de Vigilância em Saúde.Brasília-DF.2016


    b) Errada.

    Tuberculose pulmonar

    Em adolescentes e adultos jovens, o principal sintoma é a tosse (seca ou produtiva, com expectoração purulenta ou mucoide, com ou sem sangue).

    Recomenda-se que todo sintomático respiratório – pessoa com tosse por 3 semanas ou mais – seja investigado para a tuberculose.

  • TOSSE SECA PODE TER MUCO SE É SECA? 

    NA QUESTÃO ELE FALA TOSSE SECA. SECO É SECO.

  • O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:

     https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Tuberculose