SóProvas


ID
1985056
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Graças à bem-sucedida industrialização substitutiva das importações, conduzida nas décadas de 1950, 1960 e 1970, o Brasil se ergueu à posição de nona potência econômica do mundo. É hoje um país mal desenvolvido por ter adotado um padrão de crescimento socialmente perverso. Ostenta uma das mais regressivas repartições da renda no mundo, com diferenças abismais entre a minoria dos ganhadores e a massa dos sacrificados.

(Ignacy Sachs. Quo Vadis, Brasil? In Ignacy Sachs, Jorge Wilheim e Paulo Sérgio Pinheiro (org.). Brasil: um século de transformações, 2001.)

A partir do fragmento, é correto considerar:

Alternativas
Comentários
  • com diferenças abismais entre a minoria dos ganhadores e a massa dos sacrificados.

  • Gabarito (B)

    Ainda que o país tenha se tornado uma das grandes potências econômicas mundiais, isto se deu através de desigualdades sociais e má distribuição econômica, sobretudo a partir da década de 1950. Os mecanismos de industrialização estiveram inseridos desde a agricultura até no desenvolvimento das cidades, que ampliaram a economia brasileira.

    Bons estudos!

  • Creio que para responder essa questão basta lembrar onde se concentrava a riqueza nessa época. " Região sudeste "

  • HOMEM PRIMATA, CAPITALISMO SELVAGEM........♬♬♬

  • GAB. B, porém fiquei com muita dúvida da letra E.

    Se alguém poder me explicar o erro da E!?

  • GABARITO - B

    O desenvolvimento da economia brasileira desde a segunda metade do século XX não gerou um processo justo de distribuição da riqueza criada.

    Exatamente, o Brasil é um pais desigual. Poucos com MUITO e muitos com POUCO.