SóProvas


ID
1986595
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dominique, menina de olhos brilhantes e ávidos por saber, estudante de seis anos da turma do primeiro ano, chega à escola entusiasmada com um texto sobre a origem das Olimpíadas. Logo na fila de sua turma, mostra-o aos colegas, que ficam muito interessados sobre o tema. Ao chegar à sala de aula, mostra também o texto à professora e pede para estudar aquele assunto. A professora, muito dedicada e preocupada com o processo de alfabetização dos pequenos, acha muito interessante, contudo explica aos estudantes que talvez não possam trabalhar aquele texto ainda, pois faltam muitas letrinhas a serem estudadas antes da leitura de um texto tão grande. Segundo Magda Soares, em seu texto A reinvenção da alfabetização, a professora não conseguiu aproveitar essa oportunidade de ensino/aprendizagem, pois entende que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C, mas passIvo de recurso. O trecho abaixo é do artigo citado na questão, pág. 1:

    "(...) alfabetização, aprendizagem da técnica, domínio do código convencional da leitura e da escrita e das relações fonema/grafema, do uso dos instrumentos com os quais se escreve, não é pré-requisito para o letramento."

  • Nesta questão, é preciso indicar a alternativa que contém o entendimento da professora na situação descrita, levando em consideração os estudos da autora Magda Soares sobre alfabetização. 
    A) as crianças estão na fase das operações formais e precisam partir das partes para o todo no processo de alfabetização 
    ERRADO - Aos seis anos de idade, as crianças estão no Estágio pré-operatório (2 aos 7 anos). 
    B) letramento é um processo que considera muito mais do que a compreensão de letras e sons 
    ERRADO - Este não é o entendimento da professora, pois, segundo ele, a professora aproveitaria a oportunidade de ensino/aprendizagem surgida do pedido da aluna. Com tal atitude, a professora demonstrou priorizar a compreensão de letras e sons na alfabetização. 
    C) a alfabetização, decodificação de códigos, é um pré-requisito para o letramento 
    CORRETO - Este é o entendimento da professora em questão. A mesma não possui a compreensão de que a alfabetização, aprendizagem da técnica, domínio do código convencional da leitura e da escrita e das relações fonema/grafema, do uso dos instrumentos com os quais se escreve, não é pré-requisito para o letramento. 
    D) o letramento ocorre paralelamente à compreensão do código escrito 
    ERRADO  - A autora Magda Soares chama de acesso ao mundo da escrita – o processo de um indivíduo entrar nesse mundo, e afirma que isso se faz basicamente por duas vias: uma, através do aprendizado de uma “técnica". Chamando a escrita de técnica, pois envolve uma série de aspectos técnicos. A outra via, de acordo com a autora, consiste em desenvolver as práticas de uso dessa técnica, visto que não adianta aprender uma técnica e não saber usá-la. Essas duas aprendizagens – aprender a técnica, o código (decodificar, usar o papel, usar o lápis etc.) e aprender também a usar isso nas práticas sociais que exigem o uso de tal técnica – constituem dois processos, e um não está antes do outro. São processos simultâneos e interdependentes. Não é preciso primeiro aprender a técnica para depois aprender a usá-la. Já a professora em questão demonstrou compreender que o processo de aprendizagem do código escrito é anterior ao da aprendizagem de seu uso nas práticas sociais, ou seja, do letramento. 
    Gabarito do Professor: Letra C. 
  • Está ambíguo! Quem entende? A professora ou Magda Soares?