SóProvas


ID
1986922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos sistemas de arquivos para Windows, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • vlw Cristiane!

  • Segundo o link:

    https://www.tecmundo.com.br/particao/1507-fat32-ou-ntfs-qual-o-melhor-parte-2-de-2-.htm

    A Letra D estaria correta. Inclusive, a justificativa faz sentido:

    Velocidade

    Quando o NTFS começou a ser utilizado em larga escala, no lançamento do Windows XP, vários testes de comparação foram realizados, os quais comprovaram que o FAT32 era mais rápido. Essa vantagem do FAT32 durou alguns anos, principalmente pelo fato dos computadores da época possuírem um poder de processamento muito menor que hoje em dia. Isso acontecia também porque as estruturas de dados usadas para armazenar informações de arquivos no NTFS eram mais complexas que no FAT32. Em discos rígidos antigos, que possuíam tamanhos menores que 20 GB, o NTFS não era uma boa opção.

    Contudo, em pleno 2009, o NTFS está relativamente mais rápido que o FAT32, principalmente na execução de aplicativos mais novos. Os desenvolvedores estão criando seus programas para o funcionamento em NTFS, portanto, trabalhando melhor com suas estruturas de dados mais complexas. Além disso, os PCs atuais possuem potência de processamento suficiente para que essas estruturas não sejam sentidas.

    Resumindo, em aplicações mais antigas e lineares, o FAT32 é melhor. Entretanto, para os programas mais novos, é recomendado o uso do NTFS. 

  • O overhead causado pelas opções de segurança tornam o NTFS mais lento. Isso invalida a questão D.

     

    Mas, na minha opinião, cabeia recurso na A, visto que criptografia nenhuma seria capaz de restringir o acesso a determinados arquivos, tampouco a usuários, já que criptografia nenhuma é capaz de interferir na disponibilidade ou acesso a programas.

    Portanto, eu até posso restringir acesso por permissão, mas, ao pé da letra não consigo restringir acesso via criptografia, pois esta garante apenas o <CAI NÃO>, i.e. Confidencialidade, Autenticidade, Integridade e NÃO Repúdio.

     

    Bons estudos!

  • Gabarito A

    Os conceitos aplicados ao NTFS fizeram com que o Windows NT e versões posteriores do sistema fossem bem recebidos pelo mercado. Uma dessas características diz respeito ao quesito "recuperação": em caso de falhas, como o desligamento repentino do computador, o NTFS é capaz de reverter os dados à condição anterior ao incidente. Isso é possível, em parte, porque, durante o processo de boot, o sistema operacional consulta um arquivo de log que registra todas as operações efetuadas e entra em ação ao identificar nele os pontos problemáticos. Ainda neste aspecto, o NTFS também suporta redundância de dados, isto é, replicação, como o que é feito por sistemas RAID, por exemplo.

    Outra característica marcante do NTFS é o seu esquema de permissões de acesso. O Unix sempre foi considerado um sistema operacional seguro por trabalhar com o princípio de que todos os arquivos precisam ter variados níveis de permissões de uso para os usuários. O NTFS também é capaz de permitir que o usuário defina quem pode e como acessar pastas ou arquivos.

    O NTFS também é bastante eficiente no trabalho com arquivos grandes e unidades de discos volumosos, especialmente quando comparado ao sistema de arquivos FAT.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Qual erro da alternativa e) ?

  • Danhuri o FAT32 suporta tamanhos de disco de até 2TB! E tamanho de arquivos de até 4GB!

  • Analisando as alternativas, temos que:

     

    A - CertaNTFS: (New Technology File System) é um sistema de arquivos que surgiu com o lançamento do Windows NT. Sua confiabilidade e desempenho fizeram com que fosse adotado nos sistemas operacionais posteriores da Microsoft, como Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8.1, entres outros. Uma característica marcante do NTFS é o seu esquema de permissões de acesso. O Unix sempre foi considerado um sistema operacional seguro por trabalhar com o princípio de que todos os arquivos precisam ter variados níveis de permissões de uso para os usuários. O NTFS também é capaz de permitir que o usuário defina quem pode e como acessar pastas ou arquivos.

     

    B - ErradaJournaling é um recurso usado pelos sistemas de arquivos que consiste em uma área dedicada para registros, armazenando todas as ações que serão feitas nos arquivos, como gravação e/ou alteração de dados, por exemplo. Seja armazenamento somente de metadados, ou de dados de arquivos, permitindo restaurar o sistema de arquivos, caso aconteça algum erro inesperado." A principal finalidade do journaling é recuperar o sistema de arquivos de erros (tolerância de falhas), sejam eles causados pelo sistema, aplicações ou desligamentos incorretos de forma forçada ou inesperada. O NTFS tem no journaling uma de suas características, o que não ocorre com o FAT e o FAT32.

     

    C - ErradaFAT e NTFS estão disponíveis para o Windows, mas EXT2 é sistema de arquivos usado no Linux.

     

    D - Errada: o NTFS é mais lento do que o FAT32 por causa das diretivas de segurança que o FAT32 não tem e precisam ser acessados durante a leitura e a gravação de dados.

     

    E - Errada: o FAT32 suporta partições de até 2 TB.

     

    Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.

     

  • NTFS é a Nova Tecnologia de Sistema de Arquivos (New Technology File System).

  • NTFS possibilita criptografia de arquivos atraves do EFS (encrypting file system).

    NTFS:

    512 B clusters

    posix

    unicode, nao ASCII

    arquivos ate 255 caracteres

    criptografia, indexing e compreensao