SóProvas


ID
1986979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente o elemento de interconexão de redes que executa as seguintes funções: de filtro de entrada de pacotes endereçados às redes por ele ligadas; de armazenamento no transporte de um quadro de uma rede para outra; e de transmissão como um repetidor comum.

Alternativas
Comentários
  • Brigde(Ponte)

     

    Segundo Comer: é um dispositivo de harware usado para estender uma LAN. Uma bridge, que conecta dois segmentos de cabo, encaminha adiante quadros completos e corretos de um segmento para outro; uma bridge não encaminha interferências ou outros problemas. Qualquer par de computadores em uma LAN estendida pode se comunicar; Os computadores não sabem se uma bridge os separa.

    A bridge escuta o tráfego em cada segmento usando o modo promíscuo.

  • Complicado quando a questão fala em: "filtro de entrada de pacotes endereçados às redes por ele ligadas".

         Quem pode atuar filtrando "pacotes endereçados a redes" é o Roteador. Até porque Pacote é a PDU da Camada de Rede ou 3 do Modelo OSI, o que teria apenas o Roteador como equipamento desta camada.

    Eu não concordo com o gabarito...

  • Gabarito B

    Uma ponte, ou bridge, é um dispositivo de rede que cria uma rede agregada a partir de várias redes de comunicações ou vários segmentos de rede. Um dispositivo com esta função é chamada de ponte de rede, ou network bridge. A operação de uma ponte ou bridge é diferente daquela de um roteador, que permite que várias redes diferentes se comuniquem independentemente, permanecendo distintas entre si. No modelo OSI as pontes operam nas duas primeiras camadas abaixo da camada de rede, ou camada 3. Se um ou mais dos segmentos da rede conectada pela ponte for sem fio ou wireless, o dispositivo é chamado de ponte de rede sem fio, ou wireless bridge.

    Há quatro tipos de tecnologias para pontes: pontes simples, pontes multiporta, pontes transparentes (também chamadas learning bridges) e pontes de rota de origem, ou source route bridges.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A gente precisa simplesmente adivinhar quando "pacote" está no sentido genéricou ou em sua acepção específica da camada de redes.

  • Gente, o "pacote" da forma que ele se refere é no sentido amplo. Serve para a PDU de qualquer camada.


  • Bridges (Pontes)

    - Dispositivo que conecta e passa pacotes entre dois segmentos de rede que usam o mesmo protocolo de comunicação.
    - Mais inteligente do que os repetidores - uma ponte filtrará, encaminhará, ou espalhará um quadro que entra baseada no endereço MAC do quadro.
    - Trabalha na camada 2.
    - Pode também reforçar o nível do sinal.
    - Usado para Segmentação (Virtual) de LAN

     

    Fonte: Provas de TI


     

  • @Pri M, Provas de TI não é Fonte...

    Material feito pra justificar gabarito de questões... Muitas coisas não tem nenhuma ligação com a Literatura.

  • de uma rede para outra .... único camarada que faz isso é o roteador.

    Se fosse: "de um enlace para outro" eu teria marcado bridge

  • Prof Maurício Bueno:

    Quando estações de origem e destino encontram-se em redes diferentes, deve-se considerar cada rede como um meio de comunicação por onde deverão transitar as mensagens até as estações intermediárias (de trânsito) ou a estação final da rede de destino. As estações intermediárias são vias especiais que têm como função a interligação física e lógica entre duas ou mais redes: os chamados gateways (passarelas).

    Analisando as alternativas, temos que:

     

    A - Erradaswitches são semelhantes a pontes pelo fato de ambos basearem o roteamento em endereços de quadro. A principal diferença é que um switch é usado com maior freqüência para conectar computadores individuais.  Como conseqüência, quando um host quer enviar um quadro para outro host, a ponte recebe o quadro, mas simplesmente o descarta. Em contraste, o switch deve encaminhar ativamente o quadro de um host para o outro, porque não há outro caminho que o quadro possa seguir. Tendo em vista que cada porta do switch normalmente se conecta a um único computador, os switches precisam ter espaço para muito mais placas de linha do que as pontes destinadas a conectar apenas LANs. 

     

    B - Certa: pontes armazenam e retransmitem quadros de dados de enlace entre diversas LANs. A ponte atua nos protocolos a nível de enlace. Ao contrário dos repetidores, as pontes só repetem os pacotes destinados às redes que interligam ou que devem passar pelas redes que interligam até chegarem ao seu destino final. Pontes podem copiar indistintamente pacotes IP, IPX ou OSI enquanto os roteadores só podem copiar pacotes dos protocolos para os quais estão destinados. Para desempenhar seu papel, as pontes realizam pelo menos três funções:

    filtro de entrada, no sentido de receber apenas os pacotes endereçados às redes por elas ligadas direta ou indiretamente (através de mais de uma ponte em série);
     

    armazenamento, no transporte de um quadro de uma rede para outra;

    transmissão, como em um repetidor comum.

    Repetidor é um dispositivo usado para melhorar a cobertura de uma rede, capaz de regenerar e amplificar sinais em redes cabeadas ou via rádio, por causa de um fenômeno chamado atenuação, no qual resistência do meio físico degrada o sinal no cabo. Não desempenha função no fluxo de dados. Para tipos de cabos diferentes, há um limite máximo para a distância entre os nós de uma rede.

    C - Errada: gateways são vias especiais que têm como função a interligação física e lógica entre duas ou mais redes, e são classificados em:

    gateways conversores de meio (mediaconversion gateway), que são os mais simples, e tem a funções de: receber um  pacote do nível inferior; tratar o cabeçalho inter redes do pacote descobrindo o roteamento necessário, construir novo pacote com novo cabeçalho inter redes, se necessário e finalmente enviar esse novo pacote ao próximo destino.

    gateways tradutores de protocolos (protocoltranslation gateway), que são mais utilizados em inter redes que utilizam circuitos virtuais passo a passo.

     

     

  • continuando

    D - Errada: roteadores são dispositivos semelhantes às pontes que funcionam na camada de rede. Frequentemente permitem o uso de diversos protocolos nas diversas redes que a eles se conectam. A diferença entre eles é que as pontes examinam apenas os cabeçalhos dos quadros de enlace enquanto os roteadores examinam os cabeçalhos dos pacotes da camada de rede.

     

    E - Errada: Um hub é um equipamento que tem várias linhas de entrada que ele conecta eletricamente. Os quadros que chegam em quaisquer dessas linhas são enviados a todas as outras. Se dois quadros chegarem ao mesmo tempo, eles colidirão, como ocorre em um cabo coaxial. Em outras palavras, o hub inteiro forma um único domínio de colisão. Todas as linhas que chegam a um hub devem operar na mesma velocidade.

  • que loucura kkkkk bridge não conhece "redes endereçadas vulgo IP", bridge conhece enlaces, pqp mano, ninguém recorre dessas questões não?

  • famosa brincadeira do pacote: em sentido genérico ou sentido estrito... Que os jogos comecem.. heheheh