SóProvas


ID
1986988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando a arquitetura TCP/IP, assinale a opção que apresenta corretamente o protocolo responsável por impedir que um transmissor rápido sobrecarregue um receptor lento com volume de mensagens maior do que ele possa processar.

Alternativas
Comentários
  • TCP

    Cuida do controle de fluxo, impedindo que um transmissor rápido sobrecarregue um receptor lento com um volume de mensagens maior do que ele pode manipular.

     

    Fonte: Q27209

  • TCP - Janelas Deslizantes

    http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_tcp_e_protocolos_de_janelas_deslizantes.php

     

  • Para quem ficou com dúvida, como eu: o ICMP realmente pode fazer controle de fluxo com a mensagem SOURCE QUENCH, mas, o uso desta não é aconselhável pois, ao invés de ajudar, só acrescenta lenha a fogueira. Controle de congestionamento é feito em grande parte pela camada de transporte agora. Por isso a resposta TCP.

    Fonte: Tanenbaum, Redes de Computadors, 5ª Ed, pag: 291-292.

  • As velhas e famosas Janelas Deslizantes :) = TCP

  • Gabarito C

    TCP (acrônimo para o inglês Transmission Control Protocol, que significa "Protocolo de controle de transmissão") é um dos protocolos sob os quais assenta a Internet. Ele é complementado pelo Protocolo da Internet, sendo normalmente chamado de TCP/IP. A versatilidade e robustez do TCP tornou-o adequado a redes globais, já que este verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros, pela rede.

    O TCP é um protocolo de nível da camada de transporte (camada 4) do Modelo OSI e é sobre o qual que se assentam a maioria das aplicações cibernéticas, como o SSH, FTP, HTTP — portanto, a World Wide Web. O Protocolo de controle de transmissão provê confiabilidade, entrega na sequencia correta e verificação de erros pacotes de dados, entre os diferentes nós da rede, para a camada de aplicação.

    Aplicações que não requerem um serviço de confiabilidade de entrega de pacotes podem se utilizar de protocolos mais simples como o User Datagram Protocol (UDP), que provê um serviço que enfatiza a redução de latência da conexão.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Gabarito: C.

    O protocolo básico utilizado pelas entidades TCP é o protocolo de janelas deslizantes usado para manter um registro do quadro de sequências enviadas e os respectivos reconhecimentos recebidos pelos usuários. Nas transmissões com controle de fluxo, temos uma janela de duração variável, a qual permite que um remetente possa transmitir determinado número de unidades de dados antes que uma confirmação seja recebida ou que um evento especificado ocorra. Consequentemente, o objetivo da janela deslizante é aumentar a taxa de transferência de pacotes melhorando a utilização do meio de transmissão.

    Os Protocolos de janelas deslizantes são usados para a entrega confiável e ordenada de mensagens. Trata-se de protocolos orientados a conexão (primeiro garante que a conexão está ativa, para depois iniciar o envio das mensagens) que garantem que todas as mensagens enviadas serão entregues aos destinatários integralmente e na ordem correta de envio. Uma das principais características das janelas deslizantes é que o transmissor mantém um conjunto de números de seqüência que indicam os quadros, reunidos na janela de transmissão, que este pode enviar (janela de transmissão). O receptor também possui um conjunto de números de sequência que correspondem aos quadros que espera receber (janela de recepção). O protocolo prevê o controle de fluxo dos quadros enviados e recebidos de uma estação para outra. Cada quadro enviado contém um número de sequência, que varia de 0 a um valor máximo.

    Bons estudos!

  • TCP (acrônimo para o inglês Transmission Control Protocol, que significa "Protocolo de controle de transmissão") é um dos protocolos sob os quais assenta a Internet. Ele é complementado pelo Protocolo da Internet, sendo normalmente chamado de TCP/IP. A versatilidade e robustez do TCP tornou-o adequado a redes globais, já que este verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros, pela rede.

    O TCP é um protocolo de nível da camada de transporte (camada 4) do Modelo OSI e é sobre o qual que se assentam a maioria das aplicações cibernéticas, como o SSH, FTP, HTTP — portanto, a World Wide Web. O Protocolo de controle de transmissão provê confiabilidade, entrega na sequencia correta e verificação de erros pacotes de dados, entre os diferentes nós da rede, para a camada de aplicação.

    Aplicações que não requerem um serviço de confiabilidade de entrega de pacotes podem se utilizar de protocolos mais simples como o User Datagram Protocol (UDP), que provê um serviço que enfatiza a redução de latência da conexão.

  • TCP - TUDO CONTROLADO , PARCEIRO !

  • definição de cada um:

    A) FTP - 21/22 - Protocolo da Camada de Aplicação que é responsável pela realização de transferências de arquivos entre um Cliente FTP e um Servidor FTP.

    B) ICMP - Protocolo da Camada de Internet/Rede que é utilizado para comunicar a ocorrência de situações anormais na transferência de um datagrama, gerando relatórios de erros à fonte original, etc.

    C) TCP - Protocolo da Camada de Transporte que permite o controle de transmissão confiável, entrega na sequência correta e verificação de erros dos pacotes de dados.

    D) IP - Protocolo da Camada de Rede que permite a comunicação entre duas ou mais máquinas em rede para encaminhamento dos dados.

    E) UDP - Protocolo da Camada de Transporte que fornece um serviço de entrega sem conexão e rápido, porém não confiável.

    FONTE: PDF Aula 01 - Estratégia Concurso - Profº. Diego Carvalho e equipe

  •  

    TCP

    É orientado a conexões (pq comunica ao destinatário que enviará pacotes antes de envia-los de fato)

    COM controle de fluxo e de erros

    É confiável (É capaz de estabelecer uma conexão inicial, de recuperar pacotes perdidos, eliminar pacotes duplicados, recuperar dados corrompidos)

    Implementa controle de congestionamento e controle de fluxo

    Permite conexão ponto a ponto (Ignora quaisquer NÓS intermediários que existam entre o emissor e o destinatário).

    Monitora, acompanha, rastreia, controla e gerencia todo o transporte da informação (assim garante que todos os pacotes chegarão íntegros, em tempo e na ordem correta)

  • Principais Protocolos:

    - HTTP (Protocolo de transferência de hipertexto)

    - HTTS (HTTP Seguro)

    - SSL (Protocolo de Segurança)

    - IP (Protocolo responsável pelo endereçamento do pacote a ser transmitido)

    - TCP – total controle da parada (Protocolo que entrega os dados de maneira confiável)

    - FTP (Protocolo de transferência de arquivos)

    - UDP – uma doidera da porra (Protocolo de transporte, mas não confiável)

    - SMTP (Protocolo para envio de mensagens usando correio eletrônico)

    - IMAP (Protocolo que permite acessar mensagens de email que residem no servidor de email)

    - POP3 (Protocolo que baixa as mensagens de email para o computador)

    - DHCP (Protocolo de serviço que oferece configuração dinâmica de hosts)

    - DNS (Traduz nomes para endereço IP; e o contrário também)

  • O protocolo TCP é quem faz o controle de fluxo e o controle de congestionamento.

    Controle de Fluxo:

    • Impede que o receptor fique sobrecarregado com os dados;
    • Baseado em janelas;
    • Remetente precisa ter uma ideia do buffer do destinatário;
    • Evita que um transmissor rápido atropele um receptor lento.
    • Atua na camada de enlace junto com a de transporte.

    Controle de Congestionamento:

    • Evita que a rede fique congestionada;
    • Controla o tráfego da rede;
    • Atua na camada de rede junto com a de transporte.