SóProvas


ID
1987030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a opção que apresenta dois protocolos utilizados na autenticação de redes sem fio.

Alternativas
Comentários
  • O Wi-Fi Protected Setup (WPS) é um padrão criado pela Wi-Fi Alliance que dá aos usuários residenciais e de pequenas empresas uma maneira fácil de configurar a segurança Wi-Fi Protected Access. 

    O WPS foi sempre vulnerável a ataques de força bruta, já que um PIN de apenas 8 caracteres, contendo apenas números não oferece uma complexidade muito grande. Em teoria, o protocolo deveria oferecer um sistema se segurança para bloquear clientes depois de algumas tentativas incorretas, mas na prática poucos fabricantes implementaram bloqueios efetivos, deixando a grande maioria dos roteadores do mercado vulneráveis. O único obstáculo é o fato de que para cada tentativa o cliente precisa esperar a resposta do roteador, o que limita o número de tentativas por minuto a cerca de 20 a 40, fazendo com que a quebra de uma chave de 8 dígitos demorasse anos.

    O WPS (Wi-Fi Protected Setup) não funciona com dispositivos WEP (Wired Equivalent Privacy) na mesma rede. O uso de apenas um dispositivo WEP na rede não permitirá o uso de WPS (Wi-Fi Protected Setup

     

  • Gabarito A

    WPA2, ou também conhecido como padrão IEE802.11i, foi uma substituição da 'Wi-fi Alliance' em 2004 à tecnologia WPA, pois embora fosse bem segura em relação ao padrão anterior WEP, a 'Wi-fi Alliance' teve a intenção de fazer um novo certificado para redes sem fio mais confiável e também necessitava continuar o investimento inicial realizado sobre o WPA.

    O padrão 802.11i substitui formalmente o WEP e outras características de segurança do padrão original 802.11. Sendo assim, o WPA2 é uma certificação de produto disponibilizada pelo 'Wi-Fi Alliance', que certifica os equipamentos sem-fio compatíveis com o padrão 802.11i. Pode-se fazer uma analogia de que o WPA2 é o nome comercial padrão 802.11.i em redes sem-fio.

    Este utilizava um protocolo denominado 'Advanced Encryption Standard (AES)', que é muito seguro e eficiente, mas possui a desvantagem de exigir bastante processamento. O seu uso é recomendável para quem deseja alto grau de segurança, mas pode prejudicar o desempenho de equipamentos de redes não tão sofisticados (geralmente utilizados no ambiente doméstico). É necessário considerar também que equipamentos mais antigos podem não ser compatíveis com o WPA2, portanto, a sua utilização deve ser testada antes da implementação definitiva.

    Wi-Fi Protected Setup (WPS; originalmente Wi-Fi Simple Config) é um padrão de segurança de rede que permite que os utilizadores mantenham facilmente uma rede sem fios doméstica segura. A partir de 2014 algumas redes que usam este padrão poderiam cair nos ataques de força bruta se um ou mais pontos de acesso da rede não se protegessem contra o ataque.

    Criado pela Wi-Fi Alliance e introduzido em 2006, a meta do protocolo é permitir a utilizadores domésticos que saibam um pouco de segurança em rede sem fios e possam intimidar-se pelas opções de segurança disponíveis, configurar o WPA, bem como tornar mais fácil de adicionar novos dispositivos a uma rede existente sem digitar longas frases secretas. Antes do padrão, várias soluções de computação foram desenvolvidas por fabricantes diferentes para endereçar a mesma necessidade.

    Uma grande falha de segurança foi revelada em dezembro de 2011, que afeta roteadores sem fios com característica de WPS PIN, que a maioria dos modelos recentes tem habilitado por padrão. A falha permite que um atacante remoto recupere o WPS PIN em algumas horas com um ataque de força bruta e, com o WPS PIN, a chave pré-compartilhada WPA/WPA2 da rede. Utilizadores têm sido estimulados a desligar a característica WPS PIN,[5] embora isto possa não ser possível em alguns modelos de routeres.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A. WPA2 e WPS

  • Não são protocolos de autenticação, são protocolos de criptografia.

    Protocolos de autenticação: 8.2.1x e EAP etc....

  • SSL e IPSEC são protocolos de criptografia, ao passo que os protocolos WPA2 e WPS são protocolos de autenticação

  • Outra questão CESPE SLU

    O esquema de autenticação WPA2 em redes sem fio padrão IEEE 802.11 dispõe de um serviço de criptografia para os dados trafegados que se baseia no padrão AES. (certo)

    WAP2 Provê autenticação sim.

  • Acertei porque lembrei das configurações da conexão WI-FI.