SóProvas


ID
1987282
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Os desastres de massa são eventos não esperados e ocasionados por forças naturais, ações antrópicas, acidentes nos mais diversos meios de transporte, terrestres ou aéreos, ações terroristas e uso de armas biológicas ou químicas. Destaca-se, nesse contexto, a produção de múltiplas vítimas fatais, implicando a mobilização de vários recursos humanos e de estrutura física, inclusive superando, de forma absoluta, a capacidade operacional dos serviços de identificação humana da região de ocorrência do evento. Na busca pela otimização no uso dos recursos disponíveis, pelo recrutamento de especialistas de outras regiões, pelo estabelecimento de um fluxograma de recolhimento de restos mortais e pertences, além da triagem para identificação, a INTERPOL elaborou e atualiza o Guia de Desastres de Massa (DVI GUIDE: INTERPOL, 2014.). Esse instrumento estabelece a categorização dos métodos de identificação. Com base no exposto, assinale a alternativa que indica métodos primários de identificação.

Alternativas
Comentários
  • Considerados como primários, tem-se a

    Datiloscopia -------> processo de obtenção de impressão digital 
    Perfil Genético (ou Perfil de DNA) -----> ácido desoxirribonucleico
    Odontologia Legal

    Alternativa B

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em antropologia forense. Para responder à questão, basta ter conhecimento do Guia da Interpol mencionado (2014), apesar de recomendado o conhecimento dos fundamentos de cada método citado.

    A) ERRADO. Os métodos citados são meios secundários de identificação.

    B) CERTO. Os métodos de identificação usados em casos de desastres devem ser cientificamente sólidos, confiáveis, aplicáveis em condições de campo e capazes de serem implementados dentro de um período de tempo razoável. Os meios de identificação primários e mais confiáveis são a análise de impressão das cristas papilares (impressões palmares/plantares), análise odontológica comparativa e análise de DNA. Números de série exclusivos de implantes médicos também podem ser identificadores confiáveis em termos de comprovação de identidade. Os meios secundários de identificação incluem descrição pessoal, achados médicos, tatuagens, bem como propriedades e roupas encontradas no corpo. Esses meios de identificação servem para apoiar a identificação por outros meios e normalmente não são suficientes como único meio de identificação (embora, dependendo das circunstâncias, possa haver algumas exceções).

    C) ERRADO. Apenas os estudos datiloscópicos são meios primários de identificação. Demais são meios secundários.

    D) ERRADO. O meio primário é a análise de ácido desoxirribonucleico, e não ribonucleico.

    E) ERRADO. Análise de elementos pessoais, roupas e achados médicos são meios secundários de identificação.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • São considerados:

    • Métodos primarios:
    • datiloscopia, que parte faz a obtenção de técnicas de impressão digital (dedos, palmas)
    • Odontologia forsense, baseado na comparação dos registos odontolegais com a vítima podemos chegar na identidade da vitima.
    • Analise do perfil de DNA - ácido desoxirribonucleico

    • Metodos secundário:
    • Achados pessoais
    • Descrição