A) Os crânios dos indivíduos adultos jovens melanodermas masculinos geralmente são altos e estreitos, apresentando perfil prognático e órbitas de aspecto quadrado, com abertura nasal e palato amplos.
Índice facial superior
Altos e estreitos=dolicofacial (caucásicos)
Melanodermas são mesofaciais (altura e largura proporcionais)
B) O dimorfismo sexual entre crânios de indivíduos leucodermas adultos jovens centra-se no fato de que indivíduos do sexo masculino apresentam todas as dimensões maiores, inclusive com o ângulo mandibular caracteristicamente amplo, obtuso e rugoso pela ação do músculo masseter.
"Todas as dimensões maiores" é uma generalização errônea. ex: a largura dos côndilos occipitais é maior na mulher
Ângulo mandibular mais agudo (fechado) nos homens.
C) Se um crânio apresenta tamanho grande, glabela pouco desenvolvida, processo mastoide volumoso, linhas musculares mínimas, fronte mais vertical e mandíbula com ângulo arredondado, o perito pode concluir que pertence a indivíduo masculino.
Masculino: glabela mais desenvolvida, fronte inclinada para trás, linhas musculares acentuadas
D)
E) Não se observa variação nos padrões de calcificação e erupção dental entre os grupos étnicos, sobretudo em populações altamente miscigenadas como a brasileira, permitindo facilidade no uso dessas características nos processos de estudos antropológicos.
Observa-se, fato que contribui para a identificação.
A questão avalia os conhecimentos do candidato em odontologia médico-legal.
A) ERRADO. Os crânios de indivíduos melanodermas geralmente são mesofaciais, e não altos e estreitos.
Os indivíduos mesofaciais possuem dimensões horizontais e verticais correspondentemente proporcionais, enquanto que indivíduos braquifacias e dolicofaciais possuem características diametralmente opostas entre si, ou seja, o braquifacial é reconhecido pela altura facial anterior reduzida e uma face mais larga quando comparada com os indivíduos dolicofaciais.
B) ERRADO. Nem todas as dimensões de um crânio masculino são maiores do que no feminino, sendo o ângulo mandibular mais agudo, e não mais amplo, nos homens.
C) ERRADO. São características de um crânio compatível com o sexo masculino: maiores proporções, glabela bem desenvolvida, processo mastoide volumoso, linhas musculares bem desenvolvidas, fronte mais inclinada.
D) CERTO. Por sofrerem ação do tempo, transformando-se à medida que a vida evolui, os dentes podem ser utilizados para estimar, entre outros dados, a idade.
E) ERRADO. O fator genético é indicado como um dos principais fatores associados às alterações na mineralização dentária, evidenciado principalmente pelas grandes variações encontradas para grupos étnicos distintos e para os sexos. Assim, observa-se, sim, variação nos padrões de calcificação.
Referências:
LOPES, J.R. OLIVEIRA, R. N. Métodos de estimativa de idade pelos dentes sob a ótica da Odontologia baseada em evidências. RPG, Rev. pós-grad. vol.18 no.3 São Paulo Jul./Set. 2011
Gabarito do professor: Letra D.