SóProvas


ID
1987303
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Os ossos da calota craniana apresentam-se com dupla camada cortical achatada interposta por osso esponjoso; essa disposição anatômica é denominada díploe. As características anatômicas permitem diversas apresentações das lesões em função dos objetos e a direção de aplicação das forças.

Considere hipoteticamente que, durante a análise de um crânio de indivíduo encontrado em estado avançado de decomposição em uma região pantanosa, o examinador encontra duas lesões, sendo uma delas na região parietocipital direita, descrita como um orifício em buraco de fechadura. No que se refere a essa lesão, assinale a alternativa que descreve, respectivamente, o objeto que a causou e o mecanismo que a produziu.

Alternativas
Comentários
  • Pra quem não é assinante: GABARITO LETRA E

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    A) ERRADO. A lesão descrita é causada por penetração quase tangencial do projetil (muito oblíqua), e não perpendicular.

    B) ERRADO. Projétil de arma de fogo de alta energia não causa a lesão descrita.

    C) ERRADO. Essa é a definição da rosa de tiro, não é o caso apresentado.

    D) ERRADO. Projétil de arma de fogo de alta energia não causa a lesão descrita.

    E) CERTO. Buraco de fechadura é o tipo de ferimento de entrada por projétil de arma de fogo que pode ocorrer nos ossos da calvária, quando o projétil tem incidência tangencial, porém com um mínimo de inclinação suficiente para penetrar na cavidade craniana.

    Gabarito do professor: Letra E.
  • lesões por projétil de arma de fogo na calota craniana, pode causar dois tipo de lesão:

    • FUNIL DE BONNETT - causado pela incidencia de um tiro perpendicular. O projétil transfixia o crânio, e temos uma entrada redonda e regular e uma saída em forma de bisel.
    • BURADO DE FECHADURA- causada pela incidência tangencial do projétil .
  • BURACO DE FECHADURA

    • ocorre nos ossos da calvária (parte superior do crânio) quando o projétil tem incidência tangencial - tem esse nome, pois o próprio nome já diz: é como se fosse uma fechadura, pois como apresenta incidência tangencial, ao se aproximar de um dos buracos do projétil, poder-se-ia ver o outro lado (saída do projétil). Literalmente, é como se fosse um buraco de fechadura.