SóProvas


ID
1987318
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um jovem do sexo masculino, infrator, de idade não conhecida, encontra-se preso em unidade de custódia de menores, pois declarou ser menor de idade durante a abordagem policial. A juíza da Vara da Infância e da Juventude determina que seja realizado exame pericial que determine a idade provável do indivíduo, com a finalidade de aplicar medida socioeducativa ou encaminhá-lo à casa de prisão provisória. Clinicamente, o jovem apresenta ausência dos dentes 16 e 26, restaurações de amálgama nos dentes 36 e 46, dentes 37 e 47 em restos radiculares e dentes 38 e 48 provavelmente inclusos. Pela radiografia panorâmica da face, vê-se que o dente 38 encontra-se incluso e com 1/3 da raiz formada, e que o dente 48 encontra-se incluso e com a coroa totalmente formada. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A técnica de Gustafson permite a determinação da idade com uma margem de erro de 5 anos (para mais ou para menos), deste modo, neste caso não é uma técnica tão precisa quanto a observação da formação dos terceiros molares (dentes 38 e 48), já que a formação da coroa é usualmente completada aos 14 anos de idade, e a raiz é 50% formada na idade de 16 anos.

    A técnica de Ponsold permite a verificação do desgaste da coroa apenas acima dos 30 anos, não sendo útil para a verificação de inimputabildade penal.

  • A- Gustafson necessita da secção transversal e microscopia para estudo, não tendo aplicabilidade no caso, além de ter margem de erro de 5 anos

    B

    C- aos 20-25 anos já estão 100% mineralizados os terceiros molares

    D- o esquema de Ponsold possui indicação a partir dos 30 anos (somente adultos), não dispensando outros métodos para determinação da idade

    E- a mineralização, formação radicular e erupção dos incisivos inferiores são precoces em relação aos incisivos superiores

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em odontologia médico-legal.

    A) ERRADO. A técnica de Gustafson não é uma técnica tão precisa para determinação da idade. Ela analisa as alterações tardias que se verificam nos elementos dentários de indivíduos adultos. 

    B) CERTO. Entre 17 e 21 anos já poderíamos identificar a erupção do terceiro molar.

    C) ERRADO. Na faixa etária sugerida (20 a 25) anos o terceiro molar (38, 48) já se encontra totalmente desenvolvido, não sendo compatível com a radiografia analisada.

    D) ERRADO. O uso do esquema modificado de Ponsold é utilizado para determinação da idade pelo desgaste da coroa acima dos 30 anos. Assim, não dispensa a utilização de outros métodos.

    E) ERRADO. A mineralização, formação radicular e erupção dos incisivos superiores são tardias em relação aos incisivos inferiores, e não ao contrário. A erupção do arco inferior geralmente ocorre mais cedo que no arco superior e que os incisivos centrais inferiores.

    Gabarito do professor: Letra B.