SóProvas


ID
1987321
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A identificação humana post-mortem é fundamental na medicina forense, tanto por razões legais quanto por razões humanitárias. Cumpre ainda dizer que a odontologia legal apresenta papel de destaque, principalmente nos casos de difícil solução. Quanto à importância da interpretação radiográfica e das imagens na identificação em odontologia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) As radiografias convencionais apresentam-se na forma 2D. Possuem uma desvantagem que é a sobreposição de imagens.

    b) A tomografia possui possibilidade de obtenção de volume e de medidas angulares e lineares, pois apresenta-se como uma imagem 3D.

    c) Os seios maxilares não apresentam dimorfismo sexual.

    d) correto.

    e) Pelo contráro, as soldaduras de epífises e das sinostoses das suturas apresentam adequada aplicabilidade na antropologia forense no que tange à estimativa da idade.

  • c) Seios paranasais presente ao nascimento: Maxilar e Etmoidal

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em odontologia médico-legal.

    A) ERRADO. Ocorre sobreposição de estruturas nas radiografias convencionais, o que é uma desvantagem e não vantagem de tal técnica.

    B) ERRADO. As imagens em tomografia computadorizada (TC) podem ser utilizadas com precisão e acurácia para a obtenção de medidas lineares e angulares a partir de estruturas anatômicas e pontos craniométricos.

    C) ERRADO. Pelo fato de o seio frontal estar ausente em apenas 4% da população e possuir variações na forma, área e simetria, este constitui parâmetro importante tanto para a determinação do dimorfismo sexual quanto para a identificação humana. No entanto, o seio maxilar não apresenta dimorfismo sexual. 

    SILVA, Rhonan Ferreira da; PINTO, Rodrigo Naves; FERREIRA, Geovane Miranda  and  DARUGE JUNIOR, Eduardo. Importância das radiografias de seio frontal para a identificação humana. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2008, vol.74, n.5 [cited  2020-06-18], pp.798-798.

    D) CERTO. Antropologicamente, a TC tem sido aplicada no estudo de crânios e também, no contexto forense, como um adicional nos processos de identificação. Além disso, estudos demonstraram a aplicabilidade da reconstrução facial por meio da TC tridimensional para a identificação individual.

    CARVALHO, Suzana Papile Maciel; SILVA, Ricardo Henrique Alves da; LOPES-JUNIOR, César  and  PERES, Arsenio Sales. A utilização de imagens na identificação humana em odontologia legal. Radiol Bras [online]. 2009, vol.42, n.2 [cited  2020-06-18], pp.125-130. 

    E) ERRADO. Tais métodos têm grande aplicabilidade na antropologia forense no que tange à estimativa da idade.

    Gabarito do professor: Letra D.