-
A NOBRADE, salvo engano, fundamenta-se na ISAD(G).
-
QUESTÃO ERRADA
A ISO 15 489 foi aplicada em Portugal através da NP 4 438 – 1:2005 e NP 4 438 – 2: 2005, que também é composta por duas partes.
A primeira, diz respeito aos princípios directores, a segunda respeita a recomendações e aplicação da norma em si.
À semelhança da referida norma ISO, o objectivo é a gestão de documentos independentemente do suporte, e define a responsabilidade nas organizações.
-
Em 30/09/2001, o Cosenlho Nacional de Arquivos (CONARQ), publicou a portaria de nº 56, criando a CTNDA (Câmara Técnica de Normalização da Discrição Arquivística), dando assim início aos estudos em busca da criação de normas, que; em conformidade com ISAD(G) e a ISAAR(CPF), após debates com profissionais da área arquivística, e após aprovação do CONARQ; regulassen a adequação de procedimentos técnicos adotados no tratamento de arquivos no território nacional.
A NOBRADE nada mais é do que uma adaptação das nos Internacionais ISAD(G) e ISAAR (CPF) à realidade brasileira.
Fonte: George Melo
-
A universalização de diferentes perspectivas teóricas e modelos de aplicação relacionados à gestão arquivística de documentos correntes e intermediários ganhará uma universalização sem precedentes com a Norma Internacional de Gestão de Documentos, a ISO 15489.
O Comitê Técnico da International Standard Organization (ISO) – ISO/TC 46, Information and documentation, Subcomittee SC 11, Archives/records – foi instalado em 1998. A primeira norma internacional de gestão de documentos teve como base a metodologia Dirks (Design and Implementation of a Record Keeping System), baseada na norma australiana de gestão de documentos AS 4390-1996.
(fonte: Caminhos e perspectivas da gestão de documentos em cenários de transformações - José Maria Jardim)
gabarito: ERRADO, essa normatização é sobre gestão de documentos, e não descrição, como é o caso da Nobrade.