A questão avalia os conhecimentos do candidato em odontologia médico-legal.
A) ERRADO. Perícia administrativa é uma perícia para a concessão de beneficio, em função de doença que impeça o servidor de trabalhar ou que possa prejudicar a saúde em razão do trabalho ou função efetuada.
B) ERRADO. Na seara administrativa, a Perícia Securitária em seguros de pessoas objetiva a regulação dos benefícios contratados pelos segurados.
C) CERTO. As perícias na área civil em odontologia ocorrem principalmente em ressarcimentos de danos, como nos casos de responsabilidade profissional ou erro profissional odontológico, em casos de acidentes como o de trabalho, de trânsito e em casos de agressão com comprometimento de órgãos dentários.
D) ERRADO. No âmbito criminal, o odontolegista pode atuar na identificação no vivo, no cadáver e em perícias antropológicas (no crânio esqueletizado). Sua atuação também pode ser dar em perícias de lesões corporais, determinação da idade, perícias de manchas, determinação da embriaguez alcoólica e em outros exames periciais.
E) ERRADO. Nesse sentido, no âmbito trabalhista, a perícia judicial envolve casos dos chamados infortúnios do trabalho ou doenças relacionadas à atividade laborativa e quando estes processos demandam conhecimentos acerca da Odontologia, o cirurgião-dentista é o profissional mais indicado para elaborar o laudo pericial.
Referências:
Jacometti, Victor & Buzelli, Ilio & Alves da Silva, Ricardo Henrique. (2017). PERÍCIAS TRABALHISTAS EM ODONTOLOGIA LEGAL: CREDENCIAMENTO E HONORÁRIOS DO PERITO JUDICIAL NO BRASIL. Revista Brasileira de Odontologia Legal. 4. 2-12. 10.21117/rbol.v4i3.112.
O papel do odontolegista nas perícias criminais / The role of the forensic dentist in criminal reports Fonte: RFO UPF;18(2):217-223, Mai.-Ago. 2013
Gabarito do professor: Letra C.