SóProvas


ID
1991395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a opção correta, relativa aos métodos de identificação odontológica por meio da radiologia.

Alternativas
Comentários
  • Hazebroucq et al. descreveram dois casos de identificação empregando osteotomia das maxilas e mandíbulas, cujas peças foram submetidas cada uma a radiografias panorâmicas, as quais puderam ser comparadas com radiografias ante-mortem arquivadas nos consultórios dos cirurgiões-dentistas das vítimas. Segundo os autores, esta técnica, além de fornecer informações completas para a identificação, também permite a determinação da idade dental em crianças

    Em relação aos adultos, pode-se estimar a idade por meio da determinação radiológica da redução do tamanho da cavidade pulpar, causada por depósito secundário de dentina, o qual é proporcional à idade do indivíduo.Conforme o indivíduo envelhece, as suturas cranianas vão se soldando (sinostose), resultando no desaparecimento destas, sendo um parâmetro a se considerar na estimativa da idade. Dessa forma, a radiologia desempenha papel importantíssimo nessa estimativa, com foco nos centros epifisários de ossificação, cujo estudo traz uma maior confiabilidade

    fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842009000200012

  • A questão aborda conhecimentos do candidato sobre perícias odontológicas.

    A) ERRADO. Andersen e Wenzel analisaram, em uma simulação, ante-mortem e post-mortem, a capacidade de identificação individual mediante análise do substrato radiográfico dental, da técnica bitewing. Com base na identificação de um sistema de escore (1 - eliminado; 2 - possível; 3 - provável; 4 - certo), três observadores analisaram cada caso e classificaram as radiografias no referido escore, levando-se em conta de 2 a 12 características individuais (e não pelo menos uma!).

    B) ERRADO. Por meio dessa radiografia, chamada tecnicamente como ortopantomográfico, mas mais conhecida como panorâmica, visualiza-se todos os dentes de uma só vez. Essa técnica apresenta reduzida superposição de planos, mas o erro está no fato de que o desejável é a menor superposição de planos, e não maior.

    C) ERRADO. Não há essa limitação. Essas técnicas modernas permitem comparar com precisão relações espaciais das raízes e das estruturas de suporte dos dentes em imagens ante-mortem e post-mortem39. Há softwares que apresentam recursos de rotação, translação e ajuste de tamanho das imagens, facilitando a correção do posicionamento da radiografia post-mortem em relação à ante-mortem, sem que haja a necessidade de novas exposições.

    D) CERTO. Hazebroucq et al descreveram dois casos de identificação empregando osteotomia das maxilas e mandíbulas, cujas peças foram submetidas cada uma a radiografias panorâmicas, as quais puderam ser comparadas com radiografias ante-mortem arquivadas nos consultórios dos cirurgiões-dentistas das vítimas. Segundo os autores, esta técnica, além de fornecer informações completas para a identificação, também permite a determinação da idade dental em crianças.

    E) ERRADO. Não são necessários os dados odontológicos completos; além disso, a comparação é feita utilizando-se raios-X odontológicos, e não imagens craniométricas.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • Gabarito para os não assinantes: Letra D.

  • [13:41, 06/01/2022]

    gabriel chaves: Em 06/01/22 às 13:39, você respondeu a opção A.

    Você errou!

    Em 30/04/20 às 19:12, você respondeu a opção E.

    Você errou!

    Em 11/03/20 às 03:28, você respondeu a opção E.

    Você errou!

  • "Se ficar difícil, dobre o esforço.

    Se estiver sem forças, dobre a vontade de vencer."