SóProvas


ID
1991398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A técnica de identificação pessoal por meio da comparação de radiografias e tomografias ante mortem e post mortem permite observar o padrão dos seios frontais da face. Para isso, é necessário considerar que os seios frontais da face

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra d: são geralmente mais largos em homens do que em mulheres.

  • Os seios frontais estão localizados no osso frontal, atrás dos arcos superciliares, raramente são simétricos; quase sempre o septo entre eles está desviado para um ou outro lado da linha mediana. Estão ausentes, ao nascimento; e começam a se desenvolver após os dois anos. A pneumatização do seio frontal ocorre com maior intensidade entre os sete e doze anos, o que aumenta a suscetibilidade da região frontal às fraturas, de tal modo que só começam a ser visibilizados em radiografias a partir dos 7 anos de idade. Cessam seu crescimento aos 20 anos, permanecendo inalterados durante toda a vida adulta. No entanto existem fatores que podem modificar sua morfologia, por exemplo, aumento da ventilação durante os exercicios fisicos em atletas, devido ao aumento da pressão interna das cavidades, promovendo uma hiperpneumatização dos seios. Outra forma de alterar a forma desses seios seriam infecções graves, tumores, fraturas etc.Disponível em: http://www2.unifesp.br/dmorfo/histologia/ensino/seios/anatomia.htm

  • Os seios frontais não estão presentes ao nascimento e começam a se desenvolver entre dois e três anos de idade, quando são rudimentares, porém, de acordo com Bensimon e Eloit, não podem ser detectados radiologicamente até a idade de quatro a seis anos. O crescimento dos seios frontais é mais rápido na puberdade, completando-se em torno dos 20 anos de idade, quando então cessa o seu crescimento, o que é consenso entre todos os autores pesquisados.

    Estudos relatam que, estatisticamente, os seios frontais são geralmente mais largos em homens do que em mulheres, sendo que, nestas, as bordas superiores apresentam-se mais fundas. Também outros fatores podem modificar a anatomia normal dos seios frontais no adulto, tais como fraturas, traumas, cirurgias, doenças, mucoceles e algum aumento em idosos, todos de incidência rara.

    A configuração dos seios frontais é única para cada indivíduo, aspecto relatado pela maioria dos estudiosos do assunto. Schülle verrificou a individualidade dos seios frontais em gêmeos idênticos, característica também atestada por outros autores.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em relação a conceitos de odontologia legal.

    A) ERRADO. O crescimento dos seios frontais é mais rápido na puberdade, e não nos três primeiros anos de vida.

    B) ERRADO. O crescimento dos seios nasais cessa ao redor dos vinte anos de idade, e não quarenta.

    C) ERRADO. Em 1921, Schuller afirmou que até os seios frontais dos gêmeos monozigóticos não possuem a mesma conformação, e também concluiu que a forma do seio frontal é determinada por três fatores: endócrino, mecânico e fatores inerentes das membranas. Assim, eles apresentam individualidade até mesmo em gêmeos idênticos.

    D) CERTO. Estudos relatam que, estatisticamente, os seios frontais são geralmente mais largos em homens do que em mulheres, sendo que, nestas, as bordas superiores apresentam-se mais fundas.

    E) ERRADO. Os seios frontais não estão presentes ao nascimento e começam a se desenvolver entre dois e três anos de idade, quando são rudimentares, porém, de acordo com Bensimon e Eloit, não podem ser detectados radiologicamente até a idade de quatro a seis anos. Assim, não há o que se falar em forma e simetria dos seios ao nascimento.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • GAB: LETRA D

    Principais diferenças do crânio entre homens e mulheres:

    Nos homens:

    Fronte mais inclinada pra trás; glabela salientes; articulação frontonasal mais angulosa; rebordos supra-orbitários rombos; apófises mastoides mais proeminentes; crânio mais pesado, mandíbula mais robusta; côndilos occipitais longos e delgados.

    Nas mulheres: articulação frontonasal curva; rebordos supra-orbitários cortantes; apófises mastoides menos desenvolvidas; crânio mais leve; côndilos occipitais curtos e largos.

  • A) ERRADA, os seios frontais da face são os últimos do crânio a se desenvolver e só começam a se formar a partir dos 3 anos.

    B) ERRADA, os seios frontais completam o desenvolvimento aos 18 anos.

    C) ERRADA, apesar da semelhança visual dos gêmeos, os seios frontais apresentam particularidades que permitirão diferenciar gêmeos idênticos.

    D) CORRETA, os seios frontais são mais largos nos homens, sendo uma característica do crânio que permite diferenciar o sexo da ossada.

    E) ERRADA, os seios frontais da face são os últimos do crânio a se desenvolver e só começam a se formar a partir dos 3 anos.