SóProvas


ID
1991401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A respeito da relação entre as características ósseas odontológicas e a determinação da idade dos indivíduos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A odontologia é a área do conhecimento mais importante na estimativa da idade humana, pela menor variabilidade na cronologia de eventos e maior perenidade de características. Existem diversas tabelas e equações para a cronologia dos eventos dentários fisiológicos, sendo importante, do ponto de vista pericial, uma análise o mais global possível. A aplicação manual de todas as tabelas e a comparação entre as mesmas, constitui tarefa dispendiosa e passível de erros. Visando a dinamizar esta tarefa, garantir confiabilidade aos seus resultados, foi construído um sistema computadorizado, utilizando-se, principalmente, o programa de computador "Microsoft Visual Basic 6.0", criando-se formulários eletrônicos para cada caractere: mineralização, erupção e alterações regressivas, incluindo representações gráficas. Todos os registros foram acoplados a um banco de dados modelado em "Microsoft Access 97". A partir de uma idade determinada, foi possível estimar os estágios dentários de mineralização, os estados eruptivos e as alterações regressivas. Conhecendo-se os caracteres, foi possível estimar a idade. Os cálculos foram instantâneos, possibilitando uma análise completa e com uma probabilidade de erro de processamento igual a zero, tendo o sistema aplicações práticas pericial e didática imediatas.

  • Sassouni, em seu estudo, relatou a grande diversidade de métodos para estimar a idade por meio da cronologia de erupção do terceiro molar, formação da dentição e suturas. Também é possível citar outros parâmetros que contribuem para o diagnóstico estimado da idade humana através dos dentes: erupção dos decíduos, mineralização da coroa e da raiz, relação área do dente/área da câmara pulpar, desgaste e perda dentária.

  • - Sinostose é a substituição do tecido cartilaginoso do tipo Sincondrose, por tecido ósseo. Processo natural que ocorre na maturidade.

    - Fusão das epifises: fim do crescimento 

     

    - A relação da idade óssea com a cronológica depende das interferências do meio ambiente.

    - A cronologia da mineralização dos dentes permanentes auxilia na estimativa de idade em crianças com dentição decídua.

  • Resposta: D

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em relação aos processos de identificação em odontologia legal.

    A) ERRADO. Sinostose é a união completa de dois ossos por ossificação da zona fibrosa ou cartilaginosa que os separa. Esse processo ocorre naturalmente com o envelhecido, sugerindo indivíduos idosos, e não de idade jovem.

    B) ERRADO. A fusão das diáfises com as epífises indica que o crescimento longitudinal do osso está completo e a estatura final do indivíduo é atingida; assim, esse processo indica o fim do crescimento ósseo, e não o início.

    C) ERRADO. Inúmeros fatores ambientais interferem na idade óssea. Assim, as interferências do meio ambiente no crescimento ósseo terão impactos na relação com a idade do indivíduo.

    D) CERTO. Principal base de definição para idade fisiológica humana, o processo de mineralização dentária consiste no grau de maturação dos tecidos que compõem a estrutura dos dentes permanentes. A análise de estimativa de idade nesses casos é feita por meio de radiografias panorâmicas e indicativos pré-estabelecidos.

    E) ERRADO. Em relação aos adultos, pode-se estimar a idade por meio da determinação radiológica da redução do tamanho da cavidade pulpar, causada por depósito secundário de dentina, o qual é proporcional à idade do indivíduo. Cuidado: é uma relação inversamente proporcional (tamanho diminui com a idade).

    Gabarito do professor: Alternativa D.