SóProvas


ID
1991425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a opção correta no que se refere às arcadas dentárias como instrumento na identificação humana em casos de desastre em massa.

Alternativas
Comentários
  • Para a obtenção de amostras de DNA não degradadas não seria mais efeiciente a coleta em tecido mole? Tecido muscular por exemplo

  • Nos casos onde há carbonização dos corpos fica impossível coletar de tecidos moles.

     

  • qual é o erro da letra A?

  • Renato, eu julguei a letra A errada por ela atribuir essa função de identificação somente a Odontolegistas (especialista). Na ausência de perito oficial, um cirurgião-dentista geral (ou de qualquer outra especialidade) pode ser nomeado pela autoridade para exercer as funções de perito. Nesse caso, será chamado perito não-oficial. É interessante que esse CD, preferencialmente, tenha habilitação técnica para essa atividade, mas não é algo determinante.

    Assim eu entendo, me corrijam se eu estiver errada.

  • Em razão de sua especificidade técnica, a identificação dental humana só pode ser realizada por odontolegistas.

    A lei 5081/66 permite que qualquer dentista proceda à perícia criminal, desde que o mesmo receba o devido treinamento e autorização das Equipes para participar da investigação.

  • A questão avalia os conhecimentos candidato em odontologia legal na identificação em casos de desastres em massa.

    A) ERRADO. Um cirurgião-dentista poderá proceder à identificação dental humana caso seja nomeado como perito não oficial, não precisando ser odontolegista (perito oficial) para tal.

    B) ERRADO. Trata-se de uma técnica de baixo custo, e não alto.

    C) CERTO. Isso se deve ao fato de que o DNA se encontra mais preservado da degradação dentro da estrutura dos dentes e ossos, sendo mais adequado para as análises.

    D) ERRADO. Os dentes são formados pelos tecidos mais resistentes do corpo humano especialmente à ação do tempo, temperatura e umidade. Por estas características e após a ocorrência de um desastre em massa, independente das condições climáticas ou geográficas do local do incidente, provavelmente ainda se farão presentes e em condições de higidez passível de análise.

    E) ERRADO. No exame de DNA também é necessário se obter material para comparação.

    Referências:
    Biancalana, Roberto & Vieira, Maria & Figueiredo, Beatriz & Vincenti, Sergio & Dezem, Thais & Alves da Silva, Ricardo Henrique. (2016). Desastres em Massa: A Utilização do Protocolo de DVI da INTERPOL pela Odontologia Legal.. RBOL. 2. 48-62. 10.21117/rbol.v2i2.38. 

    Gabarito do professor: Letra C.
  • A identificação por marcas de diferenciação e arcada dentária são técnicas complexas (necessitando de cirurgião-dentista que tenha recebido treinamento para o procedimento), porém de baixo custo.

  • Ao meu ver, em condições EXTREMAS de temperatura, pressão e umidade não impossibilita, mas prejudica sim a análise dos arcos dentários. Enfim...
  • Gabarito:

    C) A melhor fonte para obtenção de amostras de DNA não degradadas em desastres de massa são os ossos e dentes.

    Gabarito do professor:

    C) CERTO. Isso se deve ao fato de que o DNA se encontra mais preservado da degradação dentro da estrutura dos dentes e ossos, sendo mais adequado para as análises.

    Na minha opinião, que de nada vale, o gabarito correto é letra e). É certo que tanto para a identificação através do exame de DNA quanto para a identificação através da odontologia legal se faz necessário a comparação de registros ante e post mortem. Contudo, é seguro dizer que para angariar os registros odontológicos necessários demanda-se mais tempo e, consequentemente, maior tempo de trabalho.